, , , ,

Era uma vez.. Um Gato Xadrez. Contação de história

Identificar e desenvolver na criança o gosto pela leitura por meio da contação de história.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI (Severino Oliveira da Silva)

Direitos de Aprendizagem

Brincar, expressar, participar, explorar e conhecer -se

Objeto do Conhecimento

Potencializar habilidade intelectual cognitiva e social das crianças.

Campos de Experiência

Eu, o outro e o nós, Escuta, fala, pensamentos e imaginação

Tempo de duração: 3 aulas, de 50 minutos.

Introdução

A contação de história foi realizada com alusão ao Gato xadrez. Dramatizando o Gato xadrez.
Neste livro a autora, Bia Villela, desperta no leitor os diversos tipos de poema aonde a história explora as diferentes possibilidades de identidade para o personagem incentivando a aceitação das diferenças e da diversidade.
A história se deu em três etapas onde preparou a ambiência de forma lúdica, tudo preparado de acordo com tema abordado. Foi convidada uma criança a recontar a história de forma caracterizada, através da narrativa.
Cantaram e dançaram a música ‘não atire o pau no Gato’, reforçando a importância de não maltratar os animais e acreditar que podemos ter um mundo melhor com boas atitudes, assim possibilitando momentos de interação no desenvolvimento da oralidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Estimular o gosto pela leitura através da contação da história, desenvolver a criativiade e imaginação.

Estratégia / Desenvolvimento

À aula foi iniciada com a rotina diária, dando a oportunidade das crianças interagirem através da
conversação, onde a professora fez perguntas se as crianças já viram um gato? Alguma criança
tem um gatinho em casa? Se já viram ou existe um gato xadrez de preto e branco?
Ficaram sentadas no chão em forma de círculo aonde puderam folhear o livro e olhar as imagens
para conhecer melhor a história através das imagens e por título.
Logo em seguida, as crianças fizeram a pintura do gato xadrez com giz de cera preto e tiveram
que deixar um espaço branco no desenho.
Título : Era uma vez um gato xadrez….
No segundo dia a história se deu da seguinte forma, preparando a ambiência de forma lúdica,
tudo preparado de acordo com tema abordado. Foram presentados e colados cartazes. Depois dos
gatos pintados, teve exposição dos mesmos na parede da sala de aula, na parede da ambiência com
diversas características do Gato, fizeram mímicas imitando gato.
Atividade do dia será relembrar com a história “Era uma vez um gato xadrez”, onde a
professora fez perguntas as crianças, se lembram da historinha passada? O que acontece na
história? Gostariam de ouvir novamente?
Depois a professora mostrou desenhos coloridos impressos de gatos para as crianças e chamou
uma a uma para identificar na parede qual o gatinho que pintaram e qual a cor dele.
A história foi concluída no terceiro dia no pátio do CMEI de forma que auxiliou as crianças
a se familiarizarem com os nome das cores desenvolvendo os sentidos. Foi convidada uma criança
a recontar a história de forma caracterizada, depois perguntou quantos gatinhos tem na história. Os
gatinhos eram coloridos? Foi pedido as crianças a procurar objetos com as cores dos gatinhos.
Cantaram, dançaram a música’ não atire o pau no Gato’, reforçando a importância de não
maltratar os animais e acreditarmos que podemos ter um mundo melhor com boas atitudes, assim
possibilitando momentos de interação no desenvolvimento da oralidade.
Materias.
Livro O Gato Xadrez, de Bia Vilella, , papel criativo várias cores, papel sulfite branco, giz de
cera ou tinta guache, tinta para pintura facial.

Recursos necessários

Livro, maquiagem, tintas, cartolina, cola, papel oficio, lápis de cor.
TNT, EVA, pincéis, rodo de papel higiênico. Fantasias e microfone

Autores

Marinalva de Andrade Gomes
Pedagoga
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

As crianças puderam se familiarizar com os nomes das cores e se divertiram cantando, e dançando a música Não atire o pau no gato

Avaliação

Avaliação foi realizada através da interação desempenho da criança, bem como oralidade e a musicalização.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *