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Educação Inclusiva: Múltiplos olhares – Identidade

Possibilitar à criança momentos individuais e coletivos para o conhecimento de si mesmo e do outro, propiciando a valorização de sua identidade e reconhecimento da importância do outro na sociedade.

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Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal José Martins do Carmo.

Direitos de Aprendizagem

Conviver, conhecer-se, expressa-se e explorar.

Objeto do Conhecimento

Identidade pessoal e cultural

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos.

Tempo de duração: 1 aula

Introdução

A aula Educação Inclusiva Múltiplos Olhares – Indentidade tem como objetivo oportunizar os nossos alunos a construção da sua identidade e autonomia por meio da brincadeira, interações socioculturais e vivencias do dia a dia.
De acordo com a BNCC reconhecer nossas diferenças e respeitar o outro é uma habilidade importante na Educação Infantil. Considerando que todos indíviduos são seres éticos, culturais, históricos e sociais vamos propor atividades individuais e coletivas no decorrer da nossa aula como: Musicalização,contação de história, dinâmica em grupo e individual envolvendos todos os alunos.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a identidade, a partir do grupo social de pertença, valorizando e respeitando as diferenças.

Estratégia / Desenvolvimento

Metodologias:
1. Acolhida: Acontecerá com musicalização (Clubinho da Kaká – Diversidade). Nisso, os alunos sentarão em círculo para que todos possam interagir. Após o momento da música, a professora explicará para as crianças que somos todos diferentes, ensinando-as a desenvolver atitudes de respeito e acolhimento aos colegas.

2. Contação de história: Será apresentada uma caixa surpresa aos estudantes, e a professora perguntará: O que será que tem dentro dessa caixa? Assim sendo, dentro dela haverá um livro o qual será utilizado para contação de história (Somos todos diferentes, da autora Sandra Batista). Em seguida, será realizada a socialização da história, relacionando-a ao cotidiano das crianças. Ainda no momento, serão feitas perguntas: Como seria o mundo se todas as pessoas fossem iguais? Com objetivo de os alunos refletirem sobre a importâcia de ser diferente.

3. Dinâmica em grupo: Os alunos observarão a si e aos colegas. A seguir, descreverão oralmente suas diferenças e semelhanças: altura; tamanho da mão; cor dos olhos; tamanho do cabelo; nariz; orelhas e afins.

4. Produção de autorretratos: A professora explicará aos alunos o que é um autorretrato. Depois disso, solicitará a eles que o façam por meio de desenho em papel, destacando suas características para que, no final da aula, visualizem-se e entendam que todos nos somos diferentes.

Metodologias para Educação Inclusiva:

1. Menos utilização sonora: No primeiro momento, a professora pedirá a colaboração da turma para não bater palmas, bem como cantar em tom de voz baixo, em respeito ao colega que tem sensibilidade auditiva, como uma das comorbidades do Transtorno do Espectro Autista.

2. Descrição: Haverá descrição verbal das imagens utilizadas para torná-las acessíveis aos alunos com deficiência visual.

3. Acessibilidade: Serão disponibilizados diferentes materiais para que os alunos escolham o de sua preferência para realização do autorretrato.

4. Expressões corporais: Ao decorrer da aula, expressões faciais e gesticulações serão feitas pela professora.

5. Reconhecimento tátil: No momento da atividade de construção do autoretrato, as crianças com deficiência visual usarão o sentido do tato para tocar no seu rosto e no do colega, a fim de descreverem oralmente suas caracteristicas e as dos outros.

Recursos necessários

Caixa; livro “Somos todos diferentes”; Papel sulfite; lápis de cor; giz de cera; hidrocor; pincéis e tintas.

Autores

Myllena Marcolino Lopes
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Que os alunos possam descrever suas caracteristicas e se reconhecer como único;

Conviver e respeitar a diferença do outro; e nas interações expressar-se com empatia;

Avaliação

As evidências serão registradas em relatório escrito com base na interação da turma e no posicionamento de cada aluno acerca das ações atitudinais com os colegas em sala e suas produções. Com foco na atenção aos ritmos de aprendizagem que se diferenciam de um aluno para o outro. Os desenhos produzidos serão aquivados para compor nosso portfólio.

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