Descobertas: Uma caixa inovadora

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Porto dos Santos

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar. Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Exploração de texturas; Propriedades dos materiais

Campos de Experiência

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Tempo de duração: 1h

Objetivos de aprendizagem

  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. (EI03ET01)

Estratégia / Desenvolvimento

  • Providencie uma caixa de tamanho médio com duas aberturas nas laterais, por onde seja possível as
    crianças colocarem as mãos.
    Considerando o tamanho da caixa, escolha alguns brinquedos e outros objetos.
    Apresente a caixa a turma sob a forma de suspense: o que há dentro dela? Chacoalhe-a para instigar ainda
    mais a curiosidade da criança.
    Apresente todos os objetos da caixa para a turma antes de começar a brincadeira.

    Uma a uma, convide as crianças a colocar as mãos dentro da caixa, selecionar um dos objetos e identificá-
    lo sem dar nenhuma espiadinha. Assim que estiver convencida de que o reconheceu, a criança conta para a

    turma o nome do objeto. Se a hipótese não for confirmada , ela devolve o objeto e tenta mais uma vez.
    A brincadeira termina quando todas as crianças tiverem participado ao menos uma vez.

Recursos necessários

Caixa de papelão tamanho médio; objetos diversificados

Autores

Creuza da Cruz Silva
Professor(a)
Nívia Paula de Souza dos Santos
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *