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Crianças e adolescentes têm direitos sim

Compreender a importância do Estatuto da criança e adolescente enquanto instrumento de garantia dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, e entender como eles devem ser aplicados e respeitados.

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Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Joana Angélica

Direitos de Aprendizagem

Brincar, participar, explorar, conviver, expressar-se.

Objeto do Conhecimento

Comunicação e expressão em situações de interação social; Expressão verbal e corporal de desejos, necessidades e sentimentos; Produção e reprodução de textos coletivos; Elaboração de perguntas e respostas de acordo com o contexto que participa; Transmissão de informações, criação de histórias, explicação e defesa de suas ideias; Vocabulário; Linguagem oral e escrita; Função social da leitura e da escrita;

Campos de Experiência

Escuta, fala, pensamento e imaginação; Eu, o outro e nós.

Tempo de duração: 3 aulas de 40 minutos

Introdução

Ao entender a criança como um ser em desenvolvimento constante, é indispensável conhecer o seu processo educativo, saber o que influencia sua personalidade, quais são as perspectivas de mundo, como acontece o relacionamento social e assim por diante.
Crianças pequenas tem mais facilidade de assimilar as coisas, portanto, conhecer direitos e deveres é uma forma de não só compreender noções de cidadania, como também de se perceber como cidadã. A proposta destas atividades, além de transmitir essas noções, é estimulá-lo a compreender seu papel como sujeito ativo na sociedade em que vive e a identificar seus direitos e deveres.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

  • (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Estratégia / Desenvolvimento

AULA1.
– Duração: uma aula 40 minutos.
Açao: Roda de conversa, falando sobre os direitos e os deveres da criança e do adolescente. Após essa breve apresentação, verificar o conhecimento prévio deles.
perguntando se e sabem o que são direitos e deveres, e se podem apresentar exemplos.
-Estimular a reflexão da turma explicando que os direitos da criança e do adolescente devem ser assegurados pela família, pela sociedade e pelo Estado.
– Comente que, como crianças, seus deveres são: respeitar os colegas e os mais velhos, respeitar as opiniões alheias, jogar sujeira no lixo, ajudar os adultos nas tarefas de casa, colaborar para a manutenção da escola, entre outros.
– Em seguida, pedir que citem outros exemplos de seus deveres.
– Deixe-os se expressar livremente, auxiliando a reflexão e cuidando para que todos tenham sua vez de falar.
– Assistir o vídeo turma da mônica, disponivel no youtube, sobre os direitos e deveres.
– Representar com desenhos os deveres que foram trabalhadosnesta aula.
MATERIAIS: vídeo turma da Mônica, papel A4. lápis borracha, giz de cera, lápis de cor.
AULA 2.
– Duração: uma aula 40 minutos.
Ação: -Apresentar o tema do dia, com o livro “Meus direitos”, deixar que manuseiem, explicar que ele vai nos ajudar a entender melhor sobre o assunto.
– Realizar a leitura do livro, destacando as partes que falam sobre os direitos e deveres das crianças, falar também que as crianças também têm alguns deveres
– Socializar sobre o que entenderam da história e pedir que exemplifiquem os direitos que apareceram no livro.
– Mostrar cartazes com ilustraçoes relacionadas aos direitos e deveres das crianças.
– Pedir que registrem com desenhos no papel metro, em dupls ou trio no papel metro e tinta guache.
MATERIAIS: livro Meus direitos, Ruth Rocha, papel metro, tinta guache.
AULA 3.
– Duração: uma aula 40 minutos.
Ação: – Jogo da memória
– Organização dos alunos: grupos de 4 alunos, em média.
– Distribuir as fichas com imagens de direitos e deveres, explicar-lhes qu cada um tem a sua vez de virar uma ficha, e formar pares. Vence quem tiver maior quantidade de pares de fichas.

 

Recursos necessários

Livro infantil sobre direitos das crianças – “Meus Direitos”, de Ruth Rocha


Cartazes com ilustrações relacionadas aos direitos e deveres das crianças
Folhas de papel em branco
Lápis de cor
Giz de cera
Tinta guache
Papel metro
Lápis
Borracha

Autores

Ilzete Lima dos Santos Oliveira
Professora
Nilzete Andrade dos Santos
Professora
Marinez Rocha da Silva
Coordenadora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

A participação de todos nas atividades foi ótima.

Compreenderam que precisam praticar os seus deveres, principalmente em casa. ajudando na arrumação de brinquedos, cama.

Avaliação

Por meio da observação da rotina de cada criança. Para maior acompanhamento de seu período de desenvolvimento descrito no Relatório de Avaliação Semanal, assim como no Relatório Descritivo de Acompanhamento.

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