Cores primárias

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Municipal Professora Ester Viana de Vasconcelos.

Direitos de Aprendizagem

Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; Conhecer- se

Objeto do Conhecimento

Cores primárias

Campos de Experiência

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. EI02TSO2PE | Traços, sons, cores e formas. EI02ETO5PE

Tempo de duração: Uma sequência didática | 3 aulas

Introdução

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, são elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças. É muito importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação. O nosso mundo é colorido, são infinita as possibilidades e utilizamos as cores para expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro).

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as cores primárias

  • Reconhecer as cores por meio de músicas

  • Explorar a imaginação

Estratégia / Desenvolvimento

Aula/etapa Ação Recurso
Aula 1 Ouvir músicas das cores Caixa de som
Aula 2 Brincar com massa de modelar Massa de modelar
Aula 3 Criar um desenho com papel crepom,  utiizando as cores primárias. Folha, lápis, papel crepom e cola.

Recursos necessários

Caixa de som massa de modelar folha, lápis, papel crepom e cola.

Autores

Adriana dos Santos Ramos
Professora
Maria Ferreira de Andrade
Professora
Maria das Graças Rodrigues de Lima
Professora
Ana Cleide de Pádua Lima
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Identificar as cores

Reconhecer as cores por meio de músicas

Explorar a imaginação

Avaliação

Através dos registros das atividades propostas, da participação e das habilidades desenvolvidas pelas crianças durante todo processo.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *