Conto e reconto com a caixa mágica

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CEIMI( Centro de Educação Infantil do Município de Itaparica

Direitos de Aprendizagem

Brincar, Participar, Explorar e Expressar

Objeto do Conhecimento

Capacidade auditiva. Linguagem oral, escrita e corporal; Criatividade, fala e linguagem; Expressão corporal e oral

Campos de Experiência

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: 8 horas

Objetivos de aprendizagem

  • Compartilhar objetos e o espaço com crianças da mesma idade.

  • Criar e contar histórias, com base em imagens ou temas sugeridos

  • Resolver conflitos nas interações e brincadeiras

  • Favorecer o desenvolvimento da fala e escuta

  • Expressar-se corporalmente através dos gestos

Estratégia / Desenvolvimento

  • AULA 1: 2 horas
    Contação de História com objetos diversos
    • Acolher as crianças ;
    • Realizar roda de conversa e apresentar a atividade do dia;
    • Apresentação de uma Caixa Mágica e objetos que ajudarão a contar a primeira história de um ciclo de
    quatro historias, uma para cada aula;
    • Trazer a caixa mágica para o centro da roda;
    • Despertar nas crianças o senso de imaginação e criatividade para que os mesmo a considerem a Caixa
    como Mágica;
    • Contar a historia utilizando os objetos diversos que estarão dentro da caixa;
    Ao final peça as crianças que construam uma narrativa utilizando os objetos apresentados

  • AULA 2: 2 horas
    Contação de historia com sons e musicas
    • Acolher e orientar as crianças para a organização da sala nesta aula, todos em circulo;
    • A professora conta a história usando objetos sonoros e musica;
    • Ao termino, questionar e estimular as crianças para o dialogo sobre a história apresentada, sobre os
    personagens e os fatos principais.
    • Solicitar as crianças que recriem a historia apresentada através de desenho e escrita;

  • AULA 3: 2 horas
    Contação de historia com recortes e imagens
    • Acolher e orientar as crianças para a organização da sala nesta aula, todos em circulo;
    • Com as imagens e recortes espalhados proximo as crianças, conte a historia infantil planejada para a
    aula;
    • No decorrer da contação solicite as crianças apontem a imagem que representa o que esta sendo
    contada;
    • Ao termino da contação oriente-os na escolha de imagens e dos recortes que possam representar
    personagens, acontecimentos, lugares que façam parte da história. Ouça- os atentamente.
    • Após a conversa, convidar um pequeno grupo para recontar a história utilizando a caixa mágica. É
    importante deixar disponível sempre dois ou mais objetos iguais para o manuseio das turma.

  • AULA 4: 2 horas
    Contação de historia Teatral
    • Organize a sala ou pátio e acolha as crianças;
    • Organize o ambiente de forma que fique disposta em uma posição visível para as crianças, que estarão
    acomodadas em almofadas, tapetes ou esteiras. Coloque os objetos, materiais e acessórios que as crianças utilizarão para explorar após a atividade;
    • Apresentação teatral da historia infantil planejada;
    Solicite as crianças que explores os objetos, acessórios e materiais disponíveis;

Recursos necessários

Caixa de papelão
Cola, tesoura, Tecidos, Tinta
Objetos que ficarão dentro da caixa
Figuras que representem os personagens centrais da história( podem ser recortes de revistas ou até
mesmo impressos)
Objetos sonoros
Bonecos, fantoches
Roupas Acessórios(vestidos, calças, fantasias, perucas, óculos ,chapéus etc.)

Autores

Rita de Cássia Nunes dos santos
Professor(a)
Rita de Cássia Pereira da Silva
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *