, ,

Conscientização Ambiental

Promover a conscientização sobre as transformações no meio ambiente causadas pelas ações humanas, apresentando iniciativas para mudanças positivas, mostrando a importância da coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais recicláveis.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Ulisses Pernambuco e Samuel Raimundo de Lima

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Conversação do meio ambiente

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Tempo de duração: 1 semana

Introdução

A sequência didática desenvolvida tem como propósito promover e estimular a conscientização da prevenção e cuidado com o meio ambiente. Pois, para iniciar mudanças e hábitos ecológicos na sociedade, é necessário que desperte ainda na infância.
Começando por práticas e rotinas simples, como o descarte e separação do lixo adequadamente, redução do uso de plásticos e desperdício de comida. Assim, com a oferta de práticas pedagógicas com a temática da educação ambiental, auxilia a instruir cidadãos mais conscientes, que colaboram com a preservação do meio ambiente.

Objetivos de aprendizagem

  • Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, da coleta seletiva, do reaproveitamento de materiais recicláveis e dos benefícios destas práticas.

Estratégia / Desenvolvimento

1 – Aula
Roda de conversa sobre a relevância do meio ambiente para a nossa sociedade e os impactos que o mesmo sofre através das ações humanas. Leitura do livro (Os Protetores do Meio Ambiente). Realizaremos uma análise da capa do livro, em seguida será contada a história para a turma e conversaremos sobre os pontos que mais chamou a atenção deles.
Iremos debater sobre a importância da coleta seletiva e a forma correta de descarte do lixo. Como recurso será utilizado cartazes com imagens dos coletores. Em uma mesa ficarão dispostas figuras com variados tipos de descartes. O aluno irá escolher uma imagem e fixar em cima do coletor correto.

2- Aula
Iremos assistir a um vídeo (História Infantil: Cada lixo em seu lugar!) depois será feita uma roda de conversa para debatermos sobre o vídeo. Em seguida, vamos até o pátio da escola para olhar os coletores e colocar em prática o que foi vivenciado na aula passada.
Os alunos irão descartar nelas o lixo, produzido por eles no momento do lanche.
Para finalizar, iremos produzir com caixa de papelão e tinta guache os coletores de reciclagem.

3- Aula
Contação da História (O Milagre da Sementinha) será utilizado como recurso palitoches para a encenação da história. Em seguida conversaremos sobre as partes das plantas e a sua função para o meio ambiente e o que podemos fazer para prevenir o desmatamento.
Depois os alunos irão produzir um desenho voltado à história que foi contada. E Com esses desenhos iremos fazer um cartaz para exposição.

4- Aula
Iniciaremos a aula relembrando os trabalhos e as experiências realizadas nas últimas aulas, em seguida assistindo ao vídeo da música É Preciso Reciclar. Logo depois realizando uma roda de conversa sobre o que aprenderam, relembrando assim o conceito de reciclagem e sua importância. Após isso, lendo uma listagem do que pode ser reciclado e o que não pode ser, conscientizando a criança a diferenciar um do outro e ser um adulto amigo da natureza. Fazendo sua parte para um mundo melhor.

5- Aula
Nesta última aula, após a rotina de acolhida, relembraremos as histórias contadas em sala. Em seguida, apresentando a importância da reutilização de sucatas para o meio ambiente e como podem transformar-se em brinquedos para a diversão das crianças. Com isso, utilizando garrafa pet, barbante, cola, tesoura, fita adesiva, tampinha de garrafa ou bolinha de papel, em conjunto com as crianças, realizamos a construção de um bilboquê de materiais recicláveis.

Recursos necessários

Cartazes com imagens, datashow, caixa de papelão, tinta guache, lápis de escrever,lápis de cor, giz de cera, garrafa pet, barbante, cola, tesoura, fita adesiva, palito de picolé,tampinha de garrafa ou bolinha de papel, recortes de imagens, folhas de sulfite ou de caderno.

Autores

Lauryn Almeida dos Santos
Professora
Polliana Domingos de Souza
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conscientização sobre o cuidado e prevenção do meio ambiente.

Incentivar a forma correta do descarte do lixo.

Reaproveitamento de matérias recicláveis.

Avaliação

Observação da particação nas atividades práticas, nas produções dos desenhos e nas rodas de conversa.

 

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *