, ,

Conhecendo meu corpo

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Juvenal Eugênio de Queiroz

Direitos de Aprendizagem

Expressar, participar, explorar e conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Expressão de ideias, Representação gráfica, Características do corpo (funcionalidades e potencialidades motoras).

Campos de Experiência

O eu, o outro e nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e forma; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: 4 horas

Introdução

Com a pandemia da COVID-19, declarada no Brasil em março de 2020 e a adoção do isolamento social, como principal medida preconizada pela organizada mundial da saúde, a mesma gerou muitos impactos na educação, sendo um deles, o fechamento das escolas de todo Brasil. Diante do ensino remoto foi adotado como principal proposta a ser adotada pela rede municipal de ensino que atuo, as orientações feitas pela coordenação pedagógica sempre foram para as atividades pedagógicas acontecessem de forma virtual, dessa maneira, as professoras como responsável pela ação docente, mediou a execução das aulas remotas com as crianças a partir das orientações pedagógicas encaminhadas.
Nesse sentido, o objeto do conhecimento trabalhado na semana por exemplo foi o Gênero Textual. Mas antes que a proposta fosse desenvolvida, tiveram algumas etapas para que este assunto foi desenvolvido com os estudantes:
As atividades permanentes foram realizadas, cujo objetivo dessas é situar as crianças em relação ao tempo e espaço.
Em seguida, as crianças assistiram a contação de história do livro Eu me mexo, esse apresenta um pouco do desenvolvimento do corpo humano, suas funcionalidades e nomenclaturas.

Objetivos de aprendizagem

  • Associar elementos;

  • Representar graficamente;

  • Desenvolver coordenação motora;

  • Realizar movimentos de forma consciente;

Estratégia / Desenvolvimento

  • Apresentação da proposta – Roda de conversa

  • Verificação da data e dias passados no mês
    Observação de como está tempo| Ação realizada pelas crianças, mediada pela professora

    Calendário

  • Assistir a contação da história: Eu me mexo
    Aparelho multimídia
    – Celular
    – Tablet
    – TV
    (com acesso a internet)

     

  • Roda de conversa sobre a história;
    Questionamento para as crianças: De acordo com a história, o que faz com que nosso corpo não seja mole? Mediar as hipóteses da criança até que essa acerte a resposta, desse modo, solicitar que a mesma registre a resposta através da escrita, assim como por desenho

    Caderno de desenho e lápis

     

     

     

  • Solicitar que os estudantes realizem os movimentos citados na história: pular, correr, saltar, rolar, dança

Recursos necessários

– Mediação do adulto para acompanhar e orientar a atividade;
– Aparelho multimídia com acesso a internet.

Autores

Juliana Messias de Lima
Professora Ed. Infantil
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Associação de informações

Representação gráfica

Movimentos conscientes do corpo

Avaliação

Se deu por meio do retorno dos registros enviados pelas famílias, nos quais foi possível verificar a representação gráfica feita pelas crianças e os movimentos de forma coordenada.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *