,

CIRCUITOS DE MOVIMENTO: BRINCANDO COM O CORPO

Promover atividade que estimule a participação, envolvimento, engajamento e superação de desafios corporais a partir da execução de exercícios físicos com o uso de materiais (bambolês, chapéu chinês, etc).

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

CMEI JUSTINA DE FREITAS

Direitos de Aprendizagem

Conviver; Explorar; Participar; Brincar; Conhecer-se;

Objeto do Conhecimento

Cooperação E Respeito Mútuo; Interações E Brincadeiras; Fortalecimento De Vínculos; Coordenação Motora; Lateralidade.

Campos de Experiência

Corpo, Gestos E Movimentos; Escuta, Fala, Pensamento E Imaginação; O Eu, O Outro E O Nós.

Tempo de duração: 2 Aulas de 40 minutos cada uma

Introdução

A presente proposta de atividade visa trabalhar com a expressão corporal, desenvolvendo o espírito de cooperação, respeito mútuo, coordenação motora e lateralidade. Além de promover momentos de diversão, brincadeiras e fortalecimento de vínculos entre as crianças. a presente proposta surgiu da observação dos momentos de brincar livre na área externa do cmei em que as crianças brincavam de competições envolvendo movimentos corporais, como se estivessem participando de uma gincana ou de maratonas. Apartir disso, nos reunimos para organizar uma manhã de exercícios, de desafios corporais utilizando diferentes materiais específicos para atividades físicas. Decidimos realizar essa atividade na praça que fica em frente ao cmei, acreditamos que o desemparedar proporciona às crianças mais liberdade, mais envolvimento e mais alegria ao desenvolver as atividades.

Objetivos de aprendizagem

  • Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades;

  • Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

  • Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

  •  Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Estratégia / Desenvolvimento

Ação 1 – Planejamento da vivência juntamente com a professora;
Ação 2 – Roda de conversa com as crianças na sala de referência;
Ação 3 – Apresentação dos materiais para as crianças;
Ação 4 – Escuta das crianças sobre a proposta, ouvindo o que elas gostariam de incluir ou retirar, para os ajustes necessários;
Ação 5 – Mobilização da equipe para a realização da atividade planejada, já que a vivência é fora do cmei precisa que auxiliares e a equipe gestora esteja ciente e de acordo;
Ação 6 – Organização da praça em frente ao cmei para a atividade, escolhendo o melhor lugar para a realização e disposição dos materiais;
Ação 7 – Apresentação do circuito para as crianças, explicando com detalhes e demonstração quais movimentos corporais serão solicitados durante a vivência;
Ação 8 – Realização dos desafios corporais.

Materiais:
bambolês;
chapéu chinês;
cordas;
cones;

Recursos necessários

Utilizaremos bambolês, cones, cordas e chapéu chinês para organizar circuitos no chão da praça em frente ao CMEI.

Autores

Iunaly Felix De Oliveira
Coordenadora de acompanhamento pedagógico
Herika Alves De Andrade
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Fortalecer os vínculos entre as crianças;

Promover a cooperação e respeito ao próximo;

Desenvolver a coordenação motora e a lateralidade;

Incentivar a brincadeira e a expressão corpo;

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através da observação do envolvimento, participação e engajamento das crianças durante todo o processo (desde as conversas na sala de referência até as vivências na praça).

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *