Brincando com o Folclore

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Municipal Professora Ester Viana de Vasconcelos

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer- se.

Objeto do Conhecimento

Folclore brasileiro; Lenda; Brincadeiras; Confecção de brinquedo; Danças e brincadeiras; Modelagem com massinha; Pintura.

Campos de Experiência

Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Eu, outro e nós; Traço, sons cores e formas; Corpo, gesto e movimento.

Tempo de duração: Sequência didática / 4 horas / Aulas

Introdução

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.

Objetivos de aprendizagem

  • Corpo, gestos e movimentos: (EI02CG01PE) Explorar gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nas diversas brincadeiras corporais e de faz de conta.

  • Traços, sons, cores e formas: (EI02TS01PE) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos e músicas por meios de brincadeiras, valorizando as diferentes culturas. (EI02TS02PE) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar, etc.), Explorando cores, texturas vírgulas superfícies, planos vírgulas formas e volumes ao criar objetos tridimensional.

  • Escuta, fala, pensamentos e imaginação: (EI02EF03PE) Demonstra interesse e atenção ao ouvir a de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e acompanhando, com orientação do adulto leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

  • O Eu, o outro e o nós: (EI02EO07PE) fazer o uso de normas sociais, participando de brincadeiras, pertencentes à cultura local.

Estratégia / Desenvolvimento

Comandas/ momentos/etapas/ciclos Materiais
 

Escuta , fala , pensamentos e imaginação:

Rodinha de conversas,

Leitura de lenda do Saci;

Conversa sobre a lenda em questão;

Atividade de pintura com o desenho do Saci; ,

Lata musical com cantigas de roda.

 

 

Livros, papel ofício e notebook.
O eu, o outro e e o nós:

Leitura da lenda da Iara;

Conversa sobre a lenda em questão;

Tradições Folclóricas;

Confeccionar um biboquê , utilizando garrafa pet;

Socializar através de brincadeiras.

 

Garrafa pet, fita adesiva colorida , cordão,folha de revista.

 

Corpo , gesto e movimento:

Leitura da lenda do Curupira;

Conversa sobre a lenda em questão;

Danças e brincadeiras.

Vídeo com cantigas de roda;

Dançar,cantar e gesticular a música em questão;

Realizar algumas brincadeiras Folclóricas;

✓Cabra cega

✓Corre, corre lagostinha.

 

Notebooks, lenço,anel.
Traços, sons, cores e formas:

Leitura da lenda da Caipora;

Conversa sobre a lenda em questão;

Modelar com massinha o personagem folclórico preferido;

Culminância das experiências vivenciadas durante a semana.

Massinha de modelar.

Recursos necessários

Livros e revistas ,sucata , papéis coloridos, cola , tesoura, pendrive com histórias e cantigas brinquedos , tinta guache, massinha de modelar.

Autores

Andréa Cabral Ferreira
Professora
Maria Soneide Ferraz
Professora

Resultados Esperados

Conhecer a cultura brasileira.

Confeccionar alguns dos personagens Folclóricos, utilizando material reciclável.

Reconhecer alguns dos personagens Folclóricos

Avaliação

Através da participação contínua, durante as atividades propostas.

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