, ,

Aula passeio: Fotografando o meio ambiente e a importância de preservá-lo.

* Desenvolver a percepção ambiental;
* Identificar elementos naturais e humanos no entorno da CMEI;
* Relacionar conhecimentos de ciência, Geografia, História e Arte ao ambiente explorado;
* Realizar atividades colaborativas durante o passeio;

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI Heleno Cumarú

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Valorização do meio ambiente

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala pensamento e imaginação.

Tempo de duração: 3 bimestre, 2 aulas ( 8 horas )

Introdução

As brincadeiras educativas podem ser uma das formas de ensinar as crianças a importância de preservar o meio ambiente. Assim, a criança desde cedo vai se conscientizando de que ela é parte importante no desafio de preservar a natureza. Informadas deste assunto vão criando uma natural consciência, se tornando defensoras e protetoras, usando assim em sua vida cotidiana os mecanismos de sustentabilidade necessária.
A conscientização sobre o tema relacionado é cada vez mais relevante para a vida no planeta, assim, o ideal é começar a incluí-las desde cedo no assunto. Cuidar e defender o meio ambiente. Ensinando-os a separar resíduos e reciclá- los, como também preservar os rios, economizar água nas horas das atividades de higiene como: escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho. Falamos também de como a criança deve economizar energia que é também uma impo tante forma de preservação. A escola deve e precisa através de atividades e passeios lúdicos promover uma vivência que estimule a curiosidade, a observação e a interação com o ambiente em que a criança vive.
Portanto, o Meio ambiente é o conjunto de elementos, processos e dinâmicas biológicos, físicos e químicos que criam e mantêm a vida no planeta, compreendendo também os seres humanos, as dinâmicas sociais, culturais e econômicas. É deles que retiramos os elementos essenciais para nossa sobrevivência.

Objetivos de aprendizagem

  • Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos favorecendo autonomia e liberdade de expressão;

  • Produzir suas próprias histórias ( escrita espontânea), em situações com função social significativas;

Estratégia / Desenvolvimento

A atividade foi feita em duas etapas, duas aulas, com o tema de como preservar o meio ambiente. A professora mostrou o que acontece com o ar, a água e o solo, quando existe excesso de componentes nocivos à natureza, reforçando a importância do plantio de árvores, o cuidado com o lixo e os meios de transportes mais sustentáveis como: Bicicleta.
Após o estudo em sala de aula, as crianças foram levadas para um passeio nas proximidades do CMEI e orientadas pela professora, fotografaram e recolheram elementos da natureza, tais como: folhas galhos e pedrinhas, fortalecendo a interação com o meio ambiente despertando, curiosidade sobre a fauna e a flora local. Aprenderam também que atitudes simples como não jogar lixo no chão e reciclá-lo pode ajudar e minimizar os danos causados ao meio ambiente, como também plantar e preservar as árvores urbanas e de floresta.
As crianças puderam observar: árvores, pássaros e insetos, como também os sons.
Na sala de aula com os registros das crianças, fizeram atividades e desenhos com paisagens que encontraram durante o percurso da atividade externa. Cada criança falou de suas experiências (observações) para os demais colegas da sala.

Recursos necessários

Celular, lápis comum, caneta colorida, lápis de cor, folha de papel ofício, cola, caderno, máquina fotográfica.

Autores

Gláuria Bezerra de Oliveira Barros
Coordenadora
Josivânia Sobral
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conscientização das crianças para observação do espaço ao seu redor e preservação da natureza.

Avaliação

Retorno a escola para socialização das observações, explanação do passeio, atividade em sala, reflexão sobre a interação com as outras crianças.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *