, , ,

Atividade artística na caixa de pizza

Permitir que as crianças expressem suas emoções, exercitem a criatividade, a coordenação motora e fixação das cores.

Ver mais +

Público-alvo

Bebês (zero a 1ano e 6 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI PROFESSORA MARIA DE LOURDES NASCIMENTO PONTES

Direitos de Aprendizagem

Expressar, Explorar, Particpar, Conviver, Brincar.

Objeto do Conhecimento

Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes (jornal, papelão, chão, caixas, madeiras etc.) usando instrumentos riscantes e tintas que deixam suas marcas nas variações das intensidades das cores.

Campos de Experiência

Traços, sons, cores e formas; O eu, o outro e o nós.

Tempo de duração: 1 aula

Introdução

Percebemos a necessidade de trabalhar algo onde as crianças possam explorar e manipular diferentes materiais, de acordo com isso, essa atividade tem o intuito de valorizar o papel das artes plásticas na Educação Infantil, dar espaço para criá-lo, o manipular materiais concretos, expressar sentimentos e ter contato com manifestações artísticas, onde as crianças irão descobrir um universo amplo. Além de ampliarem sua percepção de mundo, irão desenvolver os sentidos e exercitar suas habilidades motoras.
Uma das principais atribuições da arte na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades. Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea. Dessa maneira a criança apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
Segundo Eisner (2008): há quatro coisas principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas as veem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades. Além disso, […] “as artes envolvem aspectos estéticos que estão relacionados à educação da visão, ao saboreio das imagens, à leitura do mundo em termos de cores, formas e espaço; e propiciam ao sujeito construir a sua interpretação do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes.” (EISNER, 2008, p.85).

Objetivos de aprendizagem

  • Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva.

Estratégia / Desenvolvimento

1. Recortar a cartolina de acordo com formato da caixa de pizza ;
2. Colar a cartolina com a cola branca ( certificar que não há bolhas);
3. Organizar as caixas de pizza em um espaço confortável;
4. Organizar as tintas e os pinceis.

A atividade foi realizada no solarium, todas as crinças com aventais, sentados.
Exploraram as cores livremente, foi um momento de muita diversão e sorrisos.

Materiais:
– Cartolina;
– Cola;
– Caixa de Pizza;
– Tinta Guachê;
– Pincel;
– Avental;
– Aquarela.

Recursos necessários

– Caixa de pizza;
-Cartolina;
– Tinta Guachê;
– Pincel;
– Aquarela.

Autores

Maria Rayane Cristiane Alexandre
Coordenadora pedagógica
Kecya Kathyana Pessoa de Queiroz
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Proporcionar a busca e integração das crianças na socialização;

A apropriação dos materiais, proporcionada pela exploração livre;

Avaliação

Durante o desenvolvimento da atividade utilizaram diferentes materiais, puderam conhecer um pouco das obras de artes, possibilitando uma aprendizagem significativa por partes das crianças, onde as mesmas puderam explorar as cores e assim usar a sua imaginação. Podemos destacar de forma positiva a execução, pois observamos bastante interesse pela atividade realizada.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *