ARTE E HORTA NA ESCOLA

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Fortaleza

Direitos de Aprendizagem

Participar, Explorar, Conviver e Expressar

Objeto do Conhecimento

Alimentação saudável -Higiene dos alimentos -Experiência sensorial -Percepção em relação ao tempo -Germinação e crescimento das hortaliças -Características dos objetos

Campos de Experiência

- Corpo, Gestos e Movimentos - Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação - Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Tempo de duração: (1 semestre)

Introdução

Considerando a importância de merenda saudável e que nela incluíssem verduras e legumes, plantados e colhidos pela própria comunidade escolar, apresentamos o projeto de conservação da nossa horta. Torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim como, permita-se experimentar alimentos diversos. Pode-se perceber que a partir da horta, o estudante tem garantido a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar como plantar, transplantar mudas, regar e cuidar, estimulando assim a construção dos princípios de responsabilidades e comprometimento com a natureza e com o ambiente escolar.

Objetivos de aprendizagem

  • -(EI03ET02PE) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos, envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

  • -(EI03CG04PE) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, á alimentação, ao conforto e a aparência, através de ações com o próprio corpo, valorização de alimentos saudáveis e interesse pela participação do cuidado nos espaços coletivos.

  • -(EI02ET03PE) Compartilhar e explorar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela, despertando para consciência ambiental e a formação cidadão

  • -(EI03ET03PE) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação, destacando a especificidade regional.

Estratégia / Desenvolvimento

 

Aulas Ação Duração Recursos
Roda de conversa sobre a importância de plantar uma horta. Conto e reconto de história utilizando fantoches. 1 aula Vídeo,fantoches, datashow
Alimentação saudável Fazer saladas de frutas. 2 aulas Frutas, copos, talheres,travessa.
Preparação do solo e seleção das sementes Preparo do solo fazendo a mistura com adubo e terra.

Selecionar as sementes de boa qualidade para plantio.

3 aulas Sementes variadas, enxada, pá, esterco, balde etc…
Plantio de mudas e sementes Utilizar pneus para o plantio de mudas e sementes selecionadas. Pinturas e decoração em pneus e garrafas pet, para utilização do

plantio.

4 aulas Mudas, sementes, pneus, pincel e tintas.
Cuidados e manejos com a horta. Regar a horta duas vezes ao dia, não deixando o solo encharcado para evitar o aparecimento de fungos. 1 aula Regador, água
Colheita. Fazer a colheita das hortaliças,em plena maturidade e com a maior vitalidade.

Colher as folhas e as hastes quando a

planta ainda não tiver lançado flores.

1 aula Cesto, tesoura.

 

 

 

 

 

 

Recursos necessários

Para essa prática educativa foram utilizados os seguintes recursos; enxada, pá, regador, garrafa pet, esterco, balde, Datashow, sementes, computador, copos, descartável, guardanapo.

Autores

Maria Lucivânia de Queiroz
Professora da Educação Infantil
Fabiana dos Santos Silva
Professora da Educação Infantil
Maria Aparecida Xavier de Queiroz
Professora da Educação Infantil

Resultados Esperados

Aprender as diferenças e semelhanças entre os tipos de solo.

Incentivar a criança no plantio e na colheita.

Compreender a importância da alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares.

Avaliação

A avaliação no projeto ARTE E HORTA NA ESCOLA será realizada de forma contínua, a mesma poderá ser feita por meio da observação, do acompanhamento do educador ou pelas próprias crianças, analisando se os objetivos propostos estão sendo alcançados.

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