, ,

Aprendendo matemática de forma lúdica: sistema monetário e meio / inteiro

Matemática – sistema monetário – aprender de forma lúdica, através de roda de conversa e apresentação de cédulas e moedas.

Matemática – meio e inteiro – através de roda de conversa e atividades lúdicas para compreensão e aprendizagem na prática de onde podemos aplicar através do sistema monetário o pagamento de forma meio / inteira.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

CMEI PROFESSORA LINDOMAR PINHEIRO

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se.

Objeto do Conhecimento

Leitura envolvendo números e letras; matemática e raciocínio lógico na subtração feita na mente e utilizando os dedos das mãos.

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: A prática foi realizada em 4 aulas em média de 1h30 cada considerando o horário integral do cmei, dentro da nossa rotina, onde existem várias atividades, incluindo o pedagógico que é realizado pela manhã e à tarde, com duração variável conforme a turma.

Introdução

A prática a seguir, visa trabalhar de forma lúdica o sistema monetário e a forma meio/inteiro, trazendo para as crianças a oportunidade de aprendizagem através de exemplos e vivências do nosso cotidiano. As aulas serão trabalhadas através de explanação dos conteúdos e prática com: mini-mercado, cinema e teatro de fantoches, onde as crianças irão ter a oportunidade de colocar sua aprendizagem em ação.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer as cédulas (real) e moedas;

  • Trabalhar subtração através de troco com a brincadeira da cantina;

  • Conhecer valor inteiro e meio através de simulações com mercado e compra de ingresso para o cinema e teatro de fantoches;

  • Desenvolvimento da autonomia para demonstrar conhecimento através das atividades / brincadeiras vivenciadas

Estratégia / Desenvolvimento

1ª aula – manhã – apresentação dos assuntos, através de roda de conversa para que a professora possa identificar os conhecimentos prévios das crianças à respeito do sistema monetário , instigando as crianças a responderem os questionamentos: “como devemos utilizar o dinheiro?, para quê devemos utilizar o dinheiro?todo dinheiro é igual? tem o mesmo valor? qual a diferença entre cédulas e moedas? . após esse momento, as crianças voltam para suas mesas e a professora apresenta cédulas e moedas, seu valor, sua estrutura, suas diferenças, trazendo exemplos para que as crianças possam manusear as cédulas e moedas. seguindo, de atividade no livro didático à respeito do assunto abordado.

2ª aula – tarde – revisitando com a turma através de breve conversa os assuntos trabalhados pela manhã, seguido de desemparedar direcionado no pátio do cmei para brincar de mini-mercado. a professora colocou em umas estantes pequenas, produtos e preços. o mini-mercado vendia pipoca de balde, açaí, sanduíche natural e suco. tudo de verdade. cada criança recebia uma cédula falsa de r$ 10 onde iria comprar os itens que quisesse até o valor, ou de menor valor. quando a criança chegava no caixa com o pedido dos itens, a professora calculava oralmente, perguntando a criança o valor de cada item escolhido, onde a criança realizava a soma mentalmente ou nos dedos, verbalizando o total da compra, e a criança responderia se haveria troco ou não. se caso necessitasse de troco, a criança deveria dizer qual seria o valor do troco. foi espalhada algumas mesas no pátio onde as crianças puderam saborear os itens escolhidos.

3ª aula – manhã – trabalhando “entrada inteira e meia entrada” através da oralidade com roda de conversa e escuta para saber se as crianças sabem do que se trata. onde utilizamos, quem têm direito, qual a diferença entre elas etc. depois deste momento, foi explanado também através da oralidade o significado de meia entrada e inteira e em quais lugares podemos utilizar(cinemas, shows musicais, teatro etc.), quem tem direito a utilizar esse tipo de entrada, deixando as crianças livres para verbalizarem seus conhecimentos prévios acerca do assunto abordado.

4ª aula – desemparedar direcionado para sala multimídia: cinema- filme em cartaz – shrek. as cadeiras estarão enfileiradas e em cada cadeira, haverá um papel na poltrona (letra e número, conforme poltronas do cinema). as crianças irão “comprar” o ingresso com a cédula falsa de r$ 10, nas opções inteira ou meia entrada, informando o valor referente a cada uma e se haverá troco. ao receber o ingresso, entrará na sala multimídia e irá procurar sua cadeira conforme indicado no ingresso (ex,: poltrona e10, poltrona a05 etc.) após o cinema, as crianças vão para a compra do ingresso inteiro ou meio para o teatro de fantoches. após a compra, eles irão assistir ao teatro de fantoches.

Recursos necessários

Livro didático, cédulas e moedas de papel, alimentos, mesas, cadeiras, sala multimídia, tv, fantoches, caixa para teatro de fantoches.

Autores

Laysa Maria Florencio Nascimento
Coordenadora pedagogica
Ana Paula dos Santos
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conhecer as cédulas e moedas do nosso sistema monetário;

Reconhecer seus direitos quanto à meia entrada;

Desenvolvimento da autonomia ao demonstrar conhecimento através das atividades vivenciadas;

Compreender valor exato e troco, realizando soma e subtração de valores

Avaliação

A avaliação será contínua, através de sondagens, socialização e participação das crianças nas atividades.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *