ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CORES, FORMAS, TEXTURAS E SABORES

Promover uma educação voltada para os bons hábitos alimentares, proporcionando de forma lúdica e prazerosa a participação ativa das crianças neste processo de aceitação alimentar.

 

Ver mais +

Público-alvo

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI ARTISTA PLÁSTICA LUISA CAVALCANTI MACIEL

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar,Expressar-se e Conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Trabalhar a Alimentação saudável, o Auto-cuidado e a Higiene de forma interdisciplinar, explorando a linguagem e oralidade, nomeando e identificação cores, formas formas e texturas dos alimentos, bem como expressando reações, sentimentos e desejos durante as interações.

Campos de Experiência

O EU, O OUTRO E O NÓS; TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; CORPO GESTO E MOVIMENTO.

Tempo de duração: Uma aula de 45 minutos

Introdução

A Alimentação Saudável na infância está se tornando cada vez mais desafiadora para as famílias, isso ocorre devido a correia da vida cotidiana, que induz os adultos a aderir padrões alimentares poucos saudáveis. Padrões estes apresentados às crianças logo na primeira fase de vida delas, resultando em efeitos significativos em suas preferências que posteriormente afetam a saúde. De acordo com a BNCC, Investir em hábitos alimentares saudáveis na infância é garantir que as crianças se desenvolvam bem fisicamente e emocionalmente com garantia de uma vida próspera e imune a possíveis doenças. Foi com base neste conhecimento que foi proposto trabalhar a alimentação saudável de forma lúdica e interdisciplinar coma turma do Berçário I, onde as crianças pudessem desenvolver competências cognitivas e sensoriais através do participar, experimentar, criar, conhecer sabores, texturas e formas dos alimentos, garantindo assim direitos de aprendizagem.

Objetivos de aprendizagem

  • - Ampliar o vocabulário;

  • - Incentivar a participação ativa das crianças no processo de escolha e autonomia na preparação do seu alimento;

  • - Estimular os sentidos identificando cores, experimentando sabores e sentindo a texturadosalimentos.

  • - Aproximar as crianças dos alimentos que menos apreciam de forma lúdica.

  • - Conscientizar as crianças sobre a necessidade de higienizar as mãos e os alimentos antesdoconsumo.

Estratégia / Desenvolvimento

METODOLOGIA
Roda de conversa: Organizar a turma em um círculo de forma que todas possamse ver, interagir, expressando seus desejos, sentimentos e conhecimentos prévios sobre os alimentos (Suas preferências, A importância de higienizar as mãozinhas e os alimentos antes de consumir, bemcomo abordar a importância de comer comida saudável para crescer forte e comsaúde, falardas cores dos alimentos, sabores e formas ). Neste momento a professora podefazerquestionamentos, ex: Quem gosta de frutas? E de verduras? “Que elas fazembema nossasaúdenos fazendo crescer fortes e saudáveis. / Qual a fruta preferida? Qual a cor da laranja? Podemos comer sem antes lavar as mãos? Por quê?

“ESTE É UM MOMENTO PARA EXPLORAR O CONHECIMENTOPRÉVIODASCRIANÇA,BEM COMO INTUIR O SENSO DE RESPONSABILIDADEEAUTOCUIDADO COM A SAÚDE, ATRAVES DA FALA, GESTOS E MOVIEMNTOS.”

Convidar as crianças para cantar a Música COMER COMER (Balão Mágico) fazendogestosemovimentos, em seguida estende o convite para brincar de cozinheiro, na qual eles irão fazer seu próprio lanche do dia.( Explanar para as crianças que a professora, juntamente com as auxiliares de sala repararam uma mesa bem colorida com muitos alimentos gostosos paraessemomento da brincadeira de montar um sanduíche e novamente questionar: “Quem gostade Sanduíche?, “Quem quer comer um sanduíche?)

Relembrar que para manusear os alimentos, precisamos higienizar as mãos comágua e sabão, em seguida colocar os acessórios apropriados nas criança (avental e toca de cozinheiro) “EMFILA AS CRIANÇAS SEGUIRÃO PARA O LAVABO, ONDE IRÃO HIGIENIZAR ASMÃOS”.

(No solário) Com todos prontos e sentados em torno da mesa com os ingredientes do sanduíche, a professora oportunizará uma nova investigação agora com o reconhecimento das cores dos alimentos e formas dos alimentos: Ela escolherá uma criança por vez para responder qual alimento na mesa tem forma de um quadrado? E de um círculo? Qual alimento é verde? E qual é vermelho? Qual cor é a cenoura? Tem cenoura na mesa?
Mão na Massa: É hora da montagem dos sanduíches: A Professora permitirá que as crianças
tenham acesso e escolham os alimentos de sua preferência para a montagem de seu sanduíche Natural saudável. Após a montagem todos farão a degustação dos lanches.

MATERIAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA VIVÊNCIA:
Som e música “COMER COMER da Turma do Balão Mágico”; avental; touca de cozinheiro;pratos descartáveis; espátulas; água, sabão líquido e papel toalha; mesa e cadeiras; alimentos ( Pão caixa; queijo; requeijão; presunto; tomate;cenoura e alface).

Recursos necessários

Caixa de Som e música, touca, avental, pratos descartáveis, espátula, sabão líquido, água, papel toalha e alimentos: Pão de forma, tomate, cenoura, alface, queijo, presunto e requeijão.

Autores

Maria Veronica Ferreira
Coordenadora
Maria Luciana da Silva Batista
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

- Consciencializar a importância de manter hábitos saudáveis (Alimentação e Higiene) para preservação da saúde.

- As crianças apresentem uma fácil aceitação das frutas e legumes ofertados nas refeições.

- Aquisição do hábito alimentar saudável se expanda para além da instituição.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e continua mediante participação e interação da criança com o meio, identificando suas potencialidades e dificuldades, para a partir destes promover asintervenções necessárias.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *