Abayomi: Raízes da África.

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Raízes africana origem da boneca Abayomi; Identidade; Desenho – Retrato e autorretrato; Desenvolvimento criativo das crianças; Diversidade racial: A cor dos desenhos; Desconstrução do estereótipo infantil.

Campos de Experiência

Eu, o outro e nós

Tempo de duração: 3 aulas - sendo 2 horas de duração.

Objetivos de aprendizagem

  • - Conhecer a origem e tradição africana de forma pedagógica;

  • - Compreender melhor a sua identidade;

  • - Respeitar a cultura e a diversidade local, regional e mundial;

  • - Ter valores respeitáveis, coletivos, integradores para saber lidar com as diferenças;

  • - Entender que é preciso conviver em grupos;

  • - Desenvolver a singularidade e pluralidade cultural através das diversas produções pedagógicas: Escrita, Oralidade e Ludicidade.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1° dia Identidade
    No primeiro momento:
    Acolher as crianças acomodando em seus lugares onde as mesas já estarão com os seus primeiros
    nomes nesse mesmo momento, observar se os mesmos conhecem e identificam-os.
    No segundo momento:
    Com as crianças em círculo iniciar a conversa sobre a história e importância de se ter um nome,
    explorando a oralidade das crianças, fazendo anotações de suas falas para posteriormente trabalharmos
    partindo desses levantamentos prévios.
    Terceiro momento:
    Distribuir uma folha em branco pedindo que as crianças escrevam o seu primeiro nome da forma que
    souber fazendo mediações com aqueles (as) que durante a atividade perceber um maior nível de
    dificuldade.
    Na sequência contar a historinha do nome, enfatizando o respeito consigo mesmo e com o outro, fazer
    brincadeiras levando o entretenimento etc…
    Quarto momento: Trabalhar a escrita e auto imagem positiva
    Atividade lúdica com as crianças, distribuir brinquedos educativos, como quebra cabeça, fichas para
    montar figuras, letras do alfabeto móvel para formar o nome, partes do corpo para montar as partes.
    Para casa: No caderno de casa pedir para eles com ajuda da família recortar figuras de pessoas de várias
    etnias

  • 2° dia
    Identidade – Desenvolvimento criativo das crianças
    A história da boneca Abayomi
    Primeiro momento: Exibição do Vídeo
    Acolhimento no pátio da escola seguido de exibição do
    vídeo contando a história da boneca Abayomi, sua origem e a tradição afro-brasileira
    Segundo momento: Vivencia – Fazer a boneca
    Após o filme as crianças serão convidadas a escolher cinco pedaços de panos coloridos que foram
    providenciados pelas professoras e cortados em retalhos, onde as professoras ensinaram passo a passo
    na confecção da boneca Abayomi.
    Passo a passa da confecção da boneca Abayomi:
    Para fazer o corpo da boneca são necessárias duas tiras de tecido, uma maior e outra mais curta. Em cada
    ponta da tira mais comprida se faz um nó. Depois dobra ao meio a tira e se faz um terceiro nó, esta será a
    cabeça e as pernas da boneca. Com a tira menor são feitos os braços. Um nó em cada ponta e então se
    amarra a tira mais curta logo abaixo do nó da cabeça.
    Terceiro momento: Dialogo sobre diversidade racial
    Roda de conversa e recontação da história da origem da boneca Abayomi.                                                                          Quarto momento: Desenvolvimento criativo das crianças
    Após as bonecas estarem prontas os alunos brincaram dando lhes nomes, aproveitando para reforçar que
    o nome da boneca significa “aquela que traz alegria”.

  • 3° dia. Identidade
    Cada um tem um nome
    Primeiro momento: Acolhida com Abayomi
    Com a boneca Abayomi em mãos a professora irá receber os alunos com a música de boas-vindas
    questionando- os sobre a boneca. Qual é o nome dessa boneca?
    Segundo momento: Identidade nominal
    Chamada para que todos os alunos observe o nome dos colegas, seguido de uma formação para cantiga
    de roda com a canção “Como é seu nome?”. Para que os alunos se apresentem e os colegas aprendam os
    seus nomes. Um aluno fica no meio da roda e os outros ao redor cantam: (Como é, como é, Como é seu
    nome? Quero conhecer você!) A criança que está no meio da roda responde: (Meu nome é NOME DA
    CRIANÇA. Muitos amigos vamos ser!) A criança que está no meio volta para o seu lugar e quem está ao
    lado vai para o meio e faz a mesma coisa até que todos participem. Depois todos sentam no mesmo
    formato de roda e tentam falar o nome do colega que está ao lado não esquecendo que a professora e a
    boneca Abayomi também fazem parte dessa apresentação.
    Terceiro momento: Ainda sentadas a professora inicia uma roda de conversa indagando os alunos sobre a
    importância de ter um nome e seu valor revisando o que aprendeu nas últimas aulas.
    Quarto momento: Momento final
    Neste momento foi realizada a atividade final, para colher os resultados do que foi trabalhado em todas as
    etapas da sequência didática.
    Momento lúdico com a boneca Abayomi.

Recursos necessários

Papel Ofício;
Lápis de escrever;
Lápis de cor;
Marcador para quadro branco;
Apontador;
Tesoura;
Cola bastão;
Brinquedos;
Jogos didáticos e educativos;
Quebra-cabeças com as partes do corpo humano;
Alfabeto móvel;
Cesto com brinquedos pessoais da (criança), etc…
Retalhos diversos;
Tesoura;
Datashow;
Caixa de som e microfone;
Vídeo;
Boneca Abayomi;
Fita decorativa;
Bexigas;
Sacos para guloseimas;
Guloseimas;
Barbante;
Caixa de som e pendrive;

Autores

Ana Paula Leite Barbosa
Professor(a)
Natália Brito Martins
Professor(a)
Neuza Maria Candida da Silva
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *