, , ,

A Lagarta comilona

Estimular a capacidade de expressão e comunicação às crianças por meio do reconto e vivências, estimulando a criatividade e trabalho em grupo.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Secretaria Municipal de Educação de Caruaru

Direitos de Aprendizagem

Brincar, participar, explorar, conviver, expressar e conherce-se

Objeto do Conhecimento

Conhecer o livro “A Lagarta Comilona” através da história trabalhar os personagens, mais especificamente, a lagarta, seus hábitos alimentares e a

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: 3 aulas

Introdução

Está prática pedagógica tem como temática: A Sequência Didática da história “A Lagarta Comilona” que proporcionou às crianças da Educação Infantil do CMEI Tia Lourdinha, uma experiência educacional enriquecedora e envolvente, abordando diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como a linguagem, expressão corporal, habilidades artísticas e coordenação motora. A contaçao de história influencia na aprendizagem das crianças, despertando nelas habilidades e imaginações, incentivando a exploração ativa e criativa. Após a contação da história as crianças confeccionaram a lagarta, levaram ao parque natualizado do CMEI para se alimentar das folhas lá existentes, foi feita a colagem com folhas, elementos naturais na letra L, primeira letra da palavra lagarta, após escrita espontanêa da palavra.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Estratégia / Desenvolvimento

No primeiro momento, foi apresentado às crianças, o livro “A Lagarta Comilona” através da leitura
deleite, houve uma roda de conversa sobre a personagem, seus hábitos alimentares, características, em seguida, as crianças fizeram o desenho livre da história ouvida, com foco na lagarta. No segundo momento, as crianças recontaram a história, a partir das imagens expostas à elas, em
seguida, confeccionaram uma lagarta de massinha de modelar nas diversas cores e a levaram ao
parque naturalizado do CMEI, para se alimentar das folhas lá existentes. No terceiro momento, foi trabalhado a escrita da palavra LAGARTA, letra inicial, final, quantas
letras, escrita espontânea da palavra e colagem com folhas, elementos da natureza para formar a
letra L.

Recursos necessários

– História ilustrada “A Lagarta Comilona”
– Massinha de modelar em várias cores
– Música
– Folhar de árvore

Autores

Maria das Neves da Silva
Coordenadora Pedagógica
Renata Patrícia Nascimento Pontes
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Reconhecimento da letra inicial, final e quantidade de letras na palavra;

Reconto da história pelas crianças;

Criação de uma lagarta, utilizando massinha de modelar;

Escrita da primeira letra;

Avaliação

A avaliação será feita de forma observacional, analisando a participação das crianças na oralidade através do reconto, permitindo que se expressem livremente.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *