, ,

A flor de lótus (desemparedar explorar)

Promover nas crianças o desenvolvimento tanto no aspecto: físico, motor e cognitivo, fomentando a exploração e as descobertas através dos campos de experiências da BNCC.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal José Martins do Carmo

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Exploração de novos ambientes

Campos de Experiência

Traços , sons , cores e formas | Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: 5 aulas

Introdução

Ao analisar os espaços físicos dentro do ambiente escolar, viu-se a necessidade de explorar os espaços externos como: o belo jardim que tia Rose cuida com tanto carinho da Escola José Martins do Carmo.
Sabendo-se que a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento em todos os aspectos sendo ele: cognitivo, e psicomotor da criança.
Colocamos em prática a atividade da flor de lótus, com o objetivo de explorar e desemparedar as crianças do grupo IV/V da escola em questão.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer novos espaços, desenvolver a autonomia e o auto cuidado. proporporcionando novas formas de interações entre as crianças.

Estratégia / Desenvolvimento

Aula 1
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas e Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.
Ação: após a acolhida em sala de aula, levamos as crianças para o jardim da escola onde elas de forma espontânea exploraram toda a paisagem onde através de roda de conversa entregamos uma flor que foi passada de mão em mão pelas crianças com todo o cuidado para não machucar a flor. Dessa forma incentivando o autocuidado e a coletividade.
De volta para sala colocamos a flor num vaso e entregamos fichas com imagens de diversas flores para as crianças trabalharem as cores.
Recursos: lápis de cor giz de cera e fichas de papel A4
Aula 2
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas e Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.
Ação: após a acolhida levamos as crianças novamente para o jardim onde debatemos através de uma roda de conversa a importância de cuidar da natureza. De volta para sala de aula demos continuidade ao tema abordado a flor de lótus onde sugerimos as crianças a confecção de um mural coletivo que seria feito com as produções das crianças durante toda semana.
Recursos: papel crepom nas cores: verde, amarelo, azul e vermelho para confecção da flor de lótus, cola e folhas de papel A4
Aula 3
Campo de experiência :Traços, sons, cores e formas e Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.
Ação: A acolhida foi feita no próprio jardim da escola com música e cantiga de roda e pausa para roda de conversa onde demos continuidade ao cuidado e autocuidado. Ao voltar para sala as crianças fizeram um trabalho de colagem onde utilizaram a criação como inspiração utilizando o eva colorido.
Recursos: eva colorido, cola, tesoura e cartolina.
Aula 4
Ação: Após a acolhida que mais uma vez aconteceu no jardim as crianças produziram utilizando massa de modelar o que fora despertado durante aquele passeio durante toda semana.
Recursos: massa de modelar
Aula 5 culminâncias
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas e Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.
Ação: Realizamos nossa acolhida encerrando a semana no jardim onde conversamos prazerosamente sobre as experiências vivenciadas durante a semana, de volta a sala as crianças terminaram a confecção do mural que fora exposto para toda escola compartilhar o que fora vivenciado pelas crianças.
Recursos: cartolina, tinta, giz de cera entre outros recursos.
Observações: todas atividades da flor de lótus foram realizadas durante o primeiro horário antes do intervalo para o lanche. Após o intervalo as aulas seguiram como de costume.
A professora Janaína Livino apaixonada pela educação infantil sentiu um imenso prazer em compartilhar com as crianças mais uma experiência de vida.

Recursos necessários

Papel, lápis, borracha, tintas guache, pincéis, giz de cera, papel crepom, fichas, aparaelho de som e o jardim o principal recurso que fora nossa inspiração para essa prática.

Autores

Janaína Livino da Silva Pereira
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Despertar nas crianças o desejo de cooperação, autocuidad, seguido de responsabilidade e cidadania.

Avaliação

A avaliação continua visto que as crianças estão em processo de desenvolvimento. Todavia tudo será observado e registrado.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *