RECOMEÇO: Estratégias para reestabelecer a rotina de sala de aula e recompor as aprendizagens

Planejar e desenvolver estratégias para a volta às aulas presenciais, bem como recuperar as aprendizagens perdidas no período da pandemia.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: Quatro dias de formação intensiva: De 07 a 10 de fevereiro de 2022; Acompanhamento periódico semanal nos HTPCs – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivos;

Justificativa

Os últimos dois anos foram marcados por bruscas e inesperadas mudanças. Toda humanidade precisou adaptar-se às novas regras que a luta contra o COVID 19 nos obrigou a seguir. Nossos profissionais de educação tiveram que se reinventar e ressignificar as práticas, até então utilizadas, para poder atender à demanda de educar crianças através de meio digitais de educação. Na outra ponta, estavam nossas crianças, que foram privadas do convívio com seus professores e colegas e precisaram estudar em casa com o apoio e acompanhamento dos familiares e o contato com os professores apenas de forma remota. Assim seguimos durante o ano todo de 2020 até o primeiro semestre de 2021. A partir de agosto de 2021, com todos os professores vacinados, retornamos nossas atividades presenciais no formato híbrido, onde as turmas foram subdivididas e cada subturma assistia aulas presenciais, um dia e outro não.
Para 2022, planejamos retornar nossas atividades presenciais, visto que as crianças também já iniciaram o ciclo de vacinas. Diante das vivências do segundo semestre de 2021, onde observamos que as crianças /adolescentes apresentaram inúmeros déficits de aprendizagem, além de uma grande dificuldade de adaptar-se ao retorno da rotina, vimos a necessidade de preparar melhor nossa equipe docente para o enfrentamento dos inúmeros desafios que este ano trará. Dessa forma, elaboramos este plano de formação, visando desenvolver estratégias para reestabelecer a rotina na sala de aula, bem como recuperar as aprendizagens perdidas no período em que os alunos ficaram sem poder frequentar a escola.

Objetivo da Formação

–  Apoiar os docentes no desenvolvimento de atividades que visem motivar os educandos para o retorno da rotina de sala de aula;
– Promover a elaboração de planos e atividades com vistas a atender possíveis situações de extrema heterogeneidade que serão encontradas nas salas de aula;
– Motivar e preparar a equipe docente para o enfretamento das dificuldades que surgirão no retorno das atividades presenciais.

Expectativas

Espera-se que, ao final desta formação, a equipe docente tenha desenvolvido a confiança e a preparação necessárias para o retorno da rotina de aulas presenciais, garantindo o desenvolvimento das habilidades e competências que concernem aos nossos educandos.

Etapas / cronograma

  • 1º DIA:
    Abertura da Jornada Pedagógica com a Equipe da SEMEC
    Palestra Formativa: Novos desafios na educação: perspectivas e estratégias para o ensino e aprendizagem

  • 2º DIA:
    Palavras da direção;
    Hino da Escola;
    Dinâmica de interação e socialização;
    Distribuição das turmas;
    Avaliação de 2021;
    Apresentação da estatística 2021 e resultados do IDEB e Integra;
    Leitura e discussão do texto “Volta às aulas 2022: como a escola deve se preparar?”
    Agenda e Calendário Letivo 2022;
    Avaliação do dia.
    Palestra: Os impactos socioemocionais no cotidiano escolar
    Informes da SEMEC

    Dinâmica das frases motivacionais;
    Revisão e análise do PPP;
    Discussão sobre a análise realizada

  • 3º DIA:
    Análise e planejamento dos planos de ações da escola (coordenação e gestão);
    Reformulação do Regimento Interno Escolar;
    Avaliação do dia.
    Discussão: “2022 chegou, e agora?”;
    Analise e Estudos de caso;
    Apresentação de modelos de documentos que serão trabalhados em 2022 e Plano de curso 2022.

     

  • 4º DIA:
    Planejamento de ações anuais por ano (anos iniciais) e componente curricular (anos finais);
    Planejamento do 1º dia de aula e acolhida dos alunos;
    Planejamento da 1ª reunião de pais e mestres;
    Organização dos alunos por turma e conversa de transição entre os professores da educação infantil e 1º ano e 5º e 6º anos;

Autores

Josivaldo Andrade do Nascimento
Gestor Escolar
Érica Batista de Azevedo Morais
Gestora Adjunta
Mariles Guiomar Medeiros Santos
Gestora Adjunta
Jamylle Maria Santos de Medeiros
Coordenadora Pedagógica
Jayza Shelly de Morais Santos
Coordenadora Pedagógica

Avaliação e sistematização

A Avaliação da Jornada foi realizada através de formulário, de fichas objetivas e subjetivas, de discussões e elaboração de relatórios com as ideias discutidas e ações planejadas, bem como e principalmente, durante todo o ano letivo, de forma contínua e sistemática.

 

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