Produção Textual

Que os alunos produzam textos coerentes, dentro do gênero proposto, contemplando pontuação, segmentação e gramática, trazendo clareza de ideias para os leitores.

Ver mais +

Público-alvo

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

E.M. Giuliano Cecchettini

Justificativa

Oferecer aos alunos condições didáticas que desenvolvam o hábito da leitura, os tornem bons comunicadores, com facilidade para interpretar textos, tornando-os bons produtores textuais.

Objetivo da Formação

Formar a equipe para que avancem em seus conhecimentos referentes a produção e interpretação textual. Para assim formar alunos que produzam textos coerentes, dentro do gênero proposto, contemplando pontuação, segmentação e gramática, trazendo clareza de ideias para os leitores. O professor precisa estabelecer uma relação de confiança com seus alunos, tornando-os autônomos e criativos. Incentivando a prática da leitura e interpretação textual, assim como propor discussões, incentivando a comunicação oral. A produção textual precisa ser apresentadas as crianças como uma atividade divertida e útil.

Etapas / cronograma

Ações: Formação: A importância da leitura e interpretação na produção textual; Formação: Como iniciar o trabalho com produção textual em sala de aula; Formação: Revisar, refletir e corrigir as produções para alcançar avanços significativos

Quando: Reunião de HTPC

Quem: Trio gestor e professores da U.E.

Autores

Aline Soares
Vice-Diretor(a)

Sujeitos Envolvidos

Todos professores da unidade escolar.

Avaliação e sistematização

Antes: O grupo de docentes irá realizar uma atividade diagnóstica com sua turma, onde será gerado um gráfico de habilidades e dificuldades apresentadas pela turma. Durante: Participação efetiva nas formações, durante as atividades propostas e momentos reflexivos. Depois: A turma que foi avaliada no início irá realizar outra atividade diagnóstica, para avaliar o avanço dentro das habilidades propostas. Será gerado outro gráfico e comparado com o primeiro.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *