Práticas Pedagógicas – Atualização das metodologias

A ausência de metodologias adquiridas durante os cursos de aperfeiçoamento.

Ver mais +

Público-alvo

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Rio do Fogo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Período estimado de 1 ano, sendo subdividido em 5 encontros.

Justificativa

A escolha dessa ação visa fomentar e despertar um maior comprometimento por parte do corpo docente as formações continuadas, tendo como eixo norteador o planejamento pedagógico. Tem como intiuto a utilização das práticas adquiridas e aprendidas ao longo das formações, que são relevantes para a estrutura organizacional dos projetos institucionais, bem como, seu desenvolvimento em sala de aula. Tais conhecimentos e planejamentos, permitem nortear os docentes quanto aos desafios dos processos de ensino-aprendizagem através de saberes adquiridos nas referidas formações, onde o docente tem a possibilidade de refletir suas práticas, adaptando-as ao contexto e a necessidade dos estudantes respeitando sua aprendizagem e desenvolvendo as competências necessárias ao educando em suas respectivas fases.

Objetivo da Formação

– Apoiar e estimular o professor a refletir sobre sua prática docente.
– Sensibilizar e corresponsabilizar os docentes quanto a importância da formação continuada e sua aplicabilidade no cotidiano.
– Estimular o comprometimento, a coletividade e o compartilhamento de experiências entre os docentes.

Expectativas

Espera-se que o professor amplie seu repertório educacional, aprofunde seus conhecimentos e reflita sobre seu planejamento pedagógico para melhoria das práticas educativas e obtenção de bons resultados educacionais.

Etapas / cronograma

O desenvolvimento da proposta para a formação continuada de professores, será norteada pelo Conhecimento Alfabético. As formações acontecerão ao longo do ano letivo de 2022, dividido em 5 encontros, cujos temas trabalhados serão:

Nomeação e relação letra – som.
Regras de ortografia.
Leitura de palavras e sinais ortográficos.
Leitura de frase.
Criação de palavras.

As ações acontecerão através de encontros pedagógicos e oficinas.

Cronograma de atividades:

  • 1° encontro | Março
    Nomeação e relação letra som e conhecimento alfabético

     

  • 2° encontro| Maio
    Regras de ortografia

  • 3° encontro|Julho
    Leitura de palavras e sinais ortográficos

  • 4° encontro|Setembro
    Leitura de frase

  • 5° encontro| Novembro
    Criação de palavras

Autores

Lizana Tomaz Constantino
Gestora
Marinalva Tomaz da Silva
Gestora
Kátia Régia Barbosa da Silva
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

De acordo com os indicadores primordiais que apontam o sucesso ou fracasso, com base nas iniciativas do projeto, a efetividade se dar pelo fato do resultado da eficácia ser através das metas pré-estabelecidas com eficiência da execução das estratégias, contextualizando os objetivos propostos e monitorando os resultados no decorrer do cronograma apresentado.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *