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Plano de Formação de Coordenadores Pedagógico da Escola Evangelina Delgado

O plano de formação foi elaborado através da coordenação, visando que alguns alunos estão no oitavos e nonos anos tinham dificuldades de leitura e interpretação de textos. A proposta do plano é capacitar os professores das turmas, através de uma capacitação execurtada pela gestão, bem como aprimorar e realizar as práticas pedagógicas relacionadas a leitura e interpretação de textos, considerando as dimensões técnicas, criativas, etnicas, raciais e culturais.O professor apoie o estudante no projeto de vida, estimulando a leitura e compreensão dos textos lidos.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: O tempo previsto para executar o projeto é estimado em 1 semestre.

Justificativa

Compreender os processos de aprendizagem, reconhecendo e vivenciando as práticas
pedagógicas. Mobilizar os seus conhecimentos nas àreas de leitura e escrita individaus e coletivas.

Objetivo da Formação

– Analizar o processo do ensino aprendizado.
– Compreender as ações de conscientização no desempenho das atividadees.
– Priorizar o direito de aprender do estudante.
– O aluno alcance o domínio da leitura.

Expectativas

– O aluno reconheça método, técnicas e procedimentos de leitura, criar uma rotina de
estudo, ler e escrever.
– O educador planeje e execute os processos e meio de estudo, através da leitura e
compreensão, visando a autonomia, o espírito gregário , o foco e o planejamento.
– Ensinar o estudante a estudar, planejar os exercícios, executar as atividades,
compreendendo e interpretando a leitura e a escrita.
– Desenvolver competências, permitir fazer escolhas, direconar a aprendizagem de acordo
com seus interesses.

Etapas / cronograma

– Reunião com os professores, para exxplicar o plano deformação.
Assunto: Tempo, introdução, como será o desenvolvimento, turmas que irão participar, estabelecer
os dias de formação dos professores, para que eles consigam executar o plano.
– Plano de execução dos professores: Avaliar quais e quantos alunos , estão com dificuldades
de ler,interpretar e escrever. Em comum acordo estbeler os alunos que irão participar.
– Orientar os professores, no desenvolvimento das aulas, objetivos, expectativas e
desenvolvimento. (no mínimo10 formação)
– Execução em sala de aula. Aplicação das atividades, correção, planejamento com os
alunos, acompanhamento da coordenação.
– Aulas aplicadas de forma contextualizada e dinâmica.
– Ambientes diferênciado de sala de aula, Bibliotca, sala de projeto, embaixo das àsvores.
– As avaliações, contínua de acordo com a participação dos alunos nios planejamentos e
atividades, rodas de conversas e outras.
– Avaliação dos professores, reunião para reavaliar a didática, se os objetivos estão sendo
alcançados.
– Gráficos de acompanhamento de como os alunos iniciaram e como finalizaram.
Acompanhar o plano e seus progressos. Percentual de avanço.

Recursos necessários

Foi utilizado site de pesquisa, internet, slides, tabletes, fichas imopressas, livros didáticos.
Questionários.

Autores

Silvania Maria Macêdo Guedes da Silvas
Vice-Diretora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Contínua, através de fichas de planejamento e atividades de leituras e interpretação de
textos, rodas de conversas.

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