Plano de Ação – Gestão de resultados

Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Secretaria Municipal de Educação

Justificativa

Os resultados dos alunos do Ciclo II – 2ª Etapa (5º anos) da Rede Municipal de Caieiras, está abaixo do esperado, em Língua Portuguesa, em competência leitora. Precisaremos focar em um trabalho voltado para leitura e interpretação dos textos com graus de complexidade diferentes. Para tanto será necessário um trabalho de formação continuada, alinhada a prática de sala de aula, observação da aula e feedback. O intuito é mostrar que aprendemos a ler na escola para “ler o mundo”.

Objetivo da Formação

Melhorar o desempenho dos alunos do 5º ano em língua portuguesa, leitura, interpretação de diferentes gêneros do discurso.

Etapas / cronograma

1- Análise das avaliações diagnósticas.

2- Organizar dados em uma planilha de acompanhamento. Tabulação do resultado dos alunos. Analisar dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.

3- Elaboração das pautas formativas.
3.1. Serão estudadas as técnicas: Comece pelo fim, Planeje em dobro, Quatro critérios, Faça o mapa, Deixe claro, O caminho mais curto.
3.2. HTPC – Reunião com os professores, funcionários e familiares para mostrar: onde estamos e onde queremos chegar. Leitura do plano de ação.
a) Selecionar os materiais de estudo que serão utilizados nas formações: Textos, vídeos, slides, material dos alunos – para tematização da prática e dupla conceitualização.
b) Apresentar plano de ação para os professores, funcionários e familiares.
c) Promover reflexão a cerca da importância da leitura.
d) Analisar os dados tabulados.
e) Analisar a planilha de acompanhamento dos alunos.
Obs: Os encontros de HTPC acontecerão semanalmente – a cada encontro serão discutidas técnicas didáticas. Utilizaremos o livro aula Nota dez e Estratégias de Leitura.
PS: Durante os encontros serão problematizadas situações com registros pedagógicos, para os professores desenvolverem relatórios como os modelos expostos.

04- Professores e gestão: Estudo sobre e seleção de propostas de atividade
4- Planejamento de atividades com os professores. Impressão do caderno de atividades.
a) Professores e estão estudar as atividades que serão realizadas.

5- Elaboração de planos de aula.
5.1. Impressão dos planos de aula.

6- Observação de sala de aula. Técnica didática Comece pelo fim, Planeje em dobro, Quatro critérios, Faça o mapa, Deixe claro, O caminho mais curto
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor.

7- Feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.

8- Capacitação para o grupo de professores – Técnicas didáticas.

9- Diagnóstico com os alunos. Imprimir caderno de atividades. Realizar a avaliação diagnóstica.

10 – Tabulação dos resultados. Organizar a planilha para registro de dados. Organizar os dados em uma planilha para posterior acompanhamento. Tabular e analisar os dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.

11- Análise de aula. Promoção de sessão simultânea de leitura.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.

12 – Sarau de poesia na escola.
a) Alunos do 1º ano e 5º ano realizarão o Sarau de Poesia na escola.
b) Serão convidados funcionários e comunidade escolar para participarem do evento.

13- Organização do dia “D da Leitura”; dos alunos para leitura em diferentes contextos: Asilo, Creche, Biblioteca do município, Estação de trem, Praça Polo, Secretaria da Educação.
a) Convidar mães e funcionários para realizar leitura na escola.
b) Distribuir os interessados nas salas ao longo das semanas.
– Criação de grupos de leitura: professor e alunos. Construção de um blog de leitura. Ao invés de testar os conhecimentos apenas no fim da leitura, tente organizar uma programação da leitura para que o livro seja completamente aproveitado. Estabeleça metas como, por exemplo, duas semanas significando quatro capítulos lidos. Separe uma aula a cada quinze dias para organizar grupos de discussão e reflexão sobre o conteúdo lido durante o período. Você pode chamar essa aula de “pare, pense, escreva”. Ao final da aula, os alunos produzem um relatório daquilo que já sabem do livro e guardam como anotação.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.

14- Organização do “Recreio Dirigido”: A escola irá promover campanhas de incentivo à leitura, estimulando os alunos a lerem. Por exemplo: gibis como forma de leitura e entretenimento, durante os intervalos.

15- Promover um diagnóstico de leitura no computador – utilizando tecnologia. Tabulação dos resultados. Organizar a planilha para registro de dados. Organizar os dados em uma planilha para posterior acompanhamento. Tabular e analisar os dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.

16- Analisar a aula. Monitorar a compreensão. Nessa estratégia, o leitor é convidado a compreender o texto enquanto lê, desenvolvendo procedimentos para lidar com problemas que possam surgir ao longo da leitura. A releitura é um desses procedimentos e pode ajudar a melhorar o entendimento de um texto.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.

17- Dar feedback ao professor.

18- Análise de aula. Aprendizagem cooperativa. Nesse caso, os leitores trabalham juntos para aprender estratégias no contexto da leitura, como a leitura coletiva e a conversa sobre o que foi lido.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.

19- Dar feedback ao professor.

20- Análise de aula. Organizadores semânticos e gráficos. Nessa estratégia, o adulto convida o leitor a representar graficamente (escrever ou desenhar) os significados e as relações das ideias que fundamentam as palavras do texto.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.

21 – Dar feedback ao professor.

22- Análise de aula. Estrutura do enredo. Nessa estratégia, o leitor aprende a perguntar e a responder a quem, o quê, onde, quando e por quê; a fazer perguntas sobre o enredo. Em alguns casos, o leitor traça a linha do tempo, identificando personagens e acontecimentos.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.

23 – Dar feedback ao professor.

24- Análise de aula. Responder perguntas. O leitor responde a perguntas colocadas pelo professor e recebe feedback. Essa é a prática mais comum nas escolas de interpretação de textos e deve ser trabalhada cuidadosamente para que o aluno não responda de maneira automática, sem refletir sobre o que foi lido.

a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.

25- Análise de aula. Perguntas geradoras. Nessa estratégia, o leitor pergunta a si mesmo o quê, quando, onde, por quê, o que vai acontecer na história, como e quem é o ator da ação.

a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor.
e) Realizar feedback com o professor.

26- Análise de aula. Resumo. Nesse caso, o leitor tenta identificar e escrever as ideias principais ou mais importantes que integram ou unem as ideias ou significados do texto em um todo coerente.

a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.

27-  Convidar mães e funcionários para realizar leitura na escola – preparar o espaço para o dia “D” de leitura.

28- Dia “D” de leitura.

29- Diagnóstico Final com os alunos. Imprimir caderno de atividades. Realizar a avaliação diagnóstica.
Apresentar para cada aluno o mapa de aprendizagens.
a) Elaboração do mapa individual.
b) Impressão dos relatórios.
c) Chamar os alunos individualmente.
d) Posicionar o aluno sobre a evolução e dificuldades do mesmo.
e) Escutar o aluno – o ponto de vista sobre seu desempenho.

30 – Tabulação dos resultados. Organizar a planilha para registro de dados. Organizar os dados em uma planilha para posterior acompanhamento. Tabular e analisar os dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.
a) Apresentação dos dados em HTPC para professores e pais de alunos e alunos.

31- Análise das participações – através de um questionário.
a) Professores
b) Alunos
c) Pais
d) Funcionários.

Autores

Cássia de Fátima Ferrando
Diretora do Departamento de Ensino Fundamental
Suelen Marcelino
Supervisora
Rosemeire Leme
Orientadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

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