Planejamento de práticas pedagógicas contemplando a leitura e escrita no contexto pós pandêmico da covid 19

Este plano tem como foco, um trabalho com os professores nesse contexto pós pandêmico. Um estudo e conscientização dos docentes sobre a importância de se trabalhar a leitura e a escrita na sala de aula, com ações fundamentas em aulas lúdicas, dinâmicas e contextualizadas com a realidade dos alunos.

 

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Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Outubro e Novembro de 2022.

Justificativa

Este plano tem como finalidade um trabalho pedagógico com os professores que compõem o núcleo I (Escola Augusta Medrado, Joana Angélica, Almiro Medrado Farias, Clériston Andrade e Alba Azevedo Medrado), onde busca uma conscientização dos docentes sobre o
trabalho com ações pedagógicas voltadas para o trabalho de leitura e escrita em sala de aula, diante do atual contexto pós pandêmico, onde a maioria dos alunos apresentam muitas dificuldades relacionadas aos conhecimentos essenciais. Com o objetivo de intensificar
atividades voltadas para a prática de leitura e escrita dentro e fora da sala de aula. Oportunizando aos professores orientações e sugestões para o desenvolvimento de ações pedagógicas contextualizadas lúdicas e dinâmicas, tendo como foco as dificuldades dos alunos. A leitura é a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, amplia horizontes, desenvolver a compreensão, imaginação e curiosidade.

Objetivo da Formação

• Reconhecer a importância da leitura e da escrita dentro e fora da sala de aula, trabalhando de forma lúdica e dinâmica com riqueza de significados e sentidos.
• Sensibilizar os professores sobre a importância da leitura e da escrita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, uma formação crítica e emancipadora alargando os horizontes culturais.

Expectativas

Que todos os professores envolvidos neste plano de trabalho compreendam a necessidade de uma prática docente, fundamentada em um processo de ensino e aprendizagem contextualizada com a realidade dos alunos. Como também aulas com ações pedagógicas e metodológicas voltadas para as dificuldades dos alunos, que a leitura e a escrita esteja presente em todas as atividades no dia a dia da sala de aula, como: rodas de leitura, leitura para casa, leitura compartilhada, leitura dramatizada, tertúlias, reconto oral e escrito, os gêneros textuais, fichas de leituras, apresentações de peças teatrais, confecção de cartaz e mural, cantinho da leitura, dramatização e declamação. Proporcionando aos alunos um maior contato com a literatura.

Etapas / cronograma

DATA DURAÇÃO ESTRÁTEGIAS DE AÇÃO
04/10/22 – 06hs – Encontro com os professores para apresentação do plano de
trabalho;
10/10/22 – 05hs – Orientação e discussão para a realização de um diagnóstico
dos alunos;
19/10/22 – 07hs – Estudo de propostas pedagógicas e ações sobre o trabalho
com leitura e escrita no atual contexto;
25/10/22 – 06hs – Planejamento de atividades para serem executadas com os
alunos;
07/11/22 – 05hs – Planejamento de atividades para serem executadas com os
alunos em sala de aula;
17/11/22 – 04hs – Aplicação de atividades com os alunos, pelos professores
em sala de aula;
21/11/22 – 04hs – Aplicação de atividades com os alunos, pelos professores
em sala de aula;
23/11/22 – 02hs – Encontro e discussão com os professores sobre as atividades
aplicadas;
25/11/22 -04hs – Aplicação de atividades com os alunos, pelos professores no
pátio da escola;
28/11/22 – 044hs – Aplicação de atividades lúdicas com os alunos, pelos
professores no pátio da escola;
30/11/22 – 05hs  – Analise e discussão com os professores sobre os resultados
das atividades aplicadas.

 

Recursos necessários

Datashow, lousa, livros de histórias, cartolinas, papel oficio, papel metro, lápis de cor, hidrocor,
pincel, tinta, tessousa, revitasa , cola branca, fita adesiva, notebook.

Autores

Clarice Novais Prado Rocha
Coordenadora Técnica do FI
Euzébio Pereira da Silva
Diretor de Núcleo
Marinez Rocha da Silva
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação é processual e continua, através do desempenho do aluno nas atividades propostas, através do interesse e também da observação.

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