Esse Plano de Formação constitui-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as. Nessa perspectiva, a formação continuada deve ser concebida, assumida e vivenciada no cotidiano da prática social docente como um resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica, num processo de ação-reflexão-ação, como base para a estruturação
pedagógica da escola. Dessa forma, temos como proposta o alinhamento das práticas, através da revisão o PPP, e logo na sequência um estudo do currículo, considerando os documentos oficiais – BNCC e Currículo Paulista, mas olhando cuidadosamente para a nossa realidade. Estamos propondo a formação de Professores Leitores, onde será criada condições institucionais de fomento à leitura para os professores e, de modo indireto, a equipe de funcionários, pensamos na adesão desse projeto da Nova Escola, devido à dificuldade que o grupo apresentou na elaboração dos relatórios semanais, no decorrer do período de ensino remoto, assim como também, a formação referente ao uso dos recursos tecnológicos no trabalho docente, que foi outra dificuldade que o grupo apresentou ao realizarem o ensino a distância. As seguintes temáticas também vieram dessa experiência, os educadores adentraram as casas de seus alunos e tiveram que lidar o tempo todo com questões ligadas a diversidade social e cultural.
Gestores Escolares
Gestão
Rede Municipal de Francisco Morato
Ideia
EM Graciliano Ramos
Atendimento aos princípios norteadores da nossa rede, dentre eles, em destaque a Gestão democrática, oportunizando o fortalecimento da equipe através da fala e escuta de todos, levantamento de experiências anteriores e expectativas, garantindo temas de interesse dos professores, apontados em instrumento de levantamento das necessidades formativas aplicado junto à equipe. Nas formações, ações de Revisão do PPP e atualização do documento, considerando o contexto atual; de estudo do currículo na Educação Infantil considerando os campos de experiência – BNCC e Currículo Paulista, e da formação de professores leitores. Sugerimos também, ações de reflexão sobre a nossa prática pedagógica, considerando o uso dos recursos tecnológicos no trabalho docente / ensino remoto (em parceria com os profissionais da oficina pedagógica); e ainda, das evidências do trabalho docente no ensino remoto: relatórios, portfólios, vídeos. Por fim, faz-se necessário, ações contínuas com o grupo, sobre a diversidade cultural, objetivando a adoção de novas práticas pedagógicas, visando a diminuição da desigualdade social, a fim de que os alunos possam ter uma formação escolar mais justa, igualitária e de qualidade.
As ações de formação deverão contribuir para que os professores sejam, cada vez mais, capazes de:
– Adquirir conhecimentos que potencializem a capacidade de atuar com qualidade do ponto de vista
educativo e pedagógico;
– Ampliar o repertório de conhecimentos e o horizonte cultural para poder intervir nas atividades
relacionadas aos projetos nas áreas temáticas;
– Ler literatura, assistir bons filmes, ir ao teatro, visitar exposições entre outras;
– Aprimorar o trabalho de apoio pedagógico;
– Documentar organizada e reflexivamente a prática;
– Escrever e revisar adequadamente seus textos;
– Investir na constituição do grupo (de professores e educadores);
– Aprender com os colegas;
– Valorizar a importante função social da atuação de professor;
– Desejo de encontrar soluções / respostas adequadas e disposição para fazer o que é preciso para tanto;
– Enfrentamento das próprias limitações;
– Organização/planejamento/estudo.
É a de garantir o desenvolvimento de competências profissionais relacionando a teoria à prática através da
reflexão sobre a atuação profissional, de modo a contribuir significativamente com a ação docente e do
mesmo modo, avançar na qualidade do serviço que é ofertado em nossa U.E, de forma a impactar no
desenvolvimento individual dos nossos alunos.
Ações
1. Revisão do PPP e atualização do documento, considerando o contexto atual.
2. Currículo na Educação Infantil considerando os campos de experiência – BNCC e Currículo Paulista
3. Uso das tecnologias associadas às práticas pedagógicas no trabalho docente / ensino remoto
4. Evidências do trabalho docente no ensino remoto: relatórios, portfólios, vídeos….
5 – Formação de professores leitores
6. Diversidade cultural: Novas Práticas Pedagógicas
SUGESTÃO MENSAL DAS SEGUINTES ABORDAGENS:
– A diversidade cantada;
– Dinâmica – Pensar no outro;
– A diversidade exposta em vídeos;
– Dinâmica – Trabalho coletivo;
– Refletindo sobre a cultura;
– A diversidade nas páginas do jornal;
– Refletindo sobre a prática;
– Uma didática para pedagogia histórico-crítica;
– A diversidade no universo das imagens;
– Diversidade na música;
– Sistematizando os conhecimentos construídos e as experiências vividas.
7. Formação cultural de professores – Ler literatura, assistir bons filmes, ir ao teatro, visitar exposições, etc
Quando?
1.1 – Encontros semestrais de planejamento / replanejamento
2.1 – Encontro de estudos (reuniões coletivas de HTPCs e Pedagógicas) com aporte teórico, balizado na
concepção do município e na BNCC.
3.1 – Formações com uso de recursos tecnológicos (propor parceria com a equipe da Oficina Pedagógica /
SME).
4.1 – As ações da formação farão parte das reuniões de HTPCs ao longo do ano letivo.
5.1 – As ações da formação farão parte das reuniões de HTPCs ao longo do ano letivo.
6.1 – As ações da formação farão parte das reuniões de HTPCs ao longo do ano letivo. Uma vez por mês,
será proposta uma atividade de reflexão com o grupo de professores, a respeito da diversidade cultural e
seus conflitos no ambiente escolar e novas práticas pedagógicas que visem diminuir a desigualdade social,
a fim de que os alunos possam ter uma formação escolar mais justa, igualitária e de qualidade.
7.1 – As ações da formação farão parte das reuniões de HTPCs ao longo do ano letivo. Equipe do suporte
levará sugestões culturais nos encontros formativos e abrirá espaço para que o grupo sugerir outras. Todas
as sugestões serão fixadas em mural na sala dos professores.
Quem?
1.2 – Equipe do suporte
2.2 – Equipe do suporte
3.2 – Equipe do suporte e oficina pedagógica
4.2 – Equipe do suporte
5.2 – Equipe do suporte
6.2 – Equipe do suporte
7.2 – Equipe do suporte e de professores
Periodicamente, faremos ao longo dos nossos encontros formativos atividades de avaliação e
autoavaliação, considerando a incorporação da formação na prática docente afinal, considerando o
processo de ação-reflexão-ação, espera-se que os professores apliquem as propostas de planejamento em
sala de aula, trazendo ainda os resultados da prática para análise, socializações e novas discussões; –
Avaliação a partir de acompanhamento da coordenadora no cotidiano escolar, observação de práticas,
orientações em HTPC e acompanhamento dos instrumentos metodológicos de registros e planejamento; –
Acompanhamento da equipe gestora como um todo no cumprimento do contrato didático (combinados/
regimento); e, – Ao final de cada semestre letivo, os professores farão ainda uma avaliação sistemática de
todos os temas trabalhados, apontando indicativos para a formação do próximo semestre, conforme suas
necessidades e expectativas de complementação, ampliação ou continuidade das temáticas abordadas.
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