Para Além dos Muros da Escola – Perspectivas para o Ensino Remoto na Educação Infantil

Realizar planejamentos coletivos com os professores pra trabalhar o desenvolvimento cognitivo,
motor e sócio afetivo das crianças na educação infantil, favorecendo uma aprendizagem lúdica, concreta e criativa diante da situação de pandemia que estamos vivendo, a partir da feramenta whatssap, oportunizando outras formas de aprendizado através dos recursos áudios-visuais, concretos e corporal.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: Realizar encontros quinzenais com os professores para a discussão, problematização e orientação das atividades do Projeto

Justificativa

A partir do cenário de pandemia no contexto da educação em nosso município de São Francisco do Conde, dadas as condições de limitação dos meios digitais posto pelo ensino remoto emergencial, proponho uma temática que possa trazer muitos aprendizados para além dos muros da escola e especificamente do contexto da sala de aula, principalmente como estratégias para as famílias experimentarem, perceberem e conhecerem outras formas de aprendizado das crianças, tirando o A4 do centro do processo de aprendizagem e propondo atividades a partir de recursos utilizados no dia-a-dia das crianças, inclusive com o próprio corpo, para o desenvolvimento da criatividade e potencialidades infantis.

Objetivo da Formação

-Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, imaginação e memória da criança
-Desenvolver relações sócio afetivas através da música.
-Trabalhar os movimentos corporais.
-Identificar diversos sons relacionados nosso cotidiano.
-Propiciar o desenvolvimento artístico com artes manuais, corporais através da música;
-Desenvolver o senso rítmico, musical e o prazer em ouvir músicas;
-Ampliar os conhecimentos sobre as linguagens virtuais.

Expectativas

– Reconhecer outras formas de aprendizado na Educação Infantil, de forma remota para além do A4;
– Despertar nos estudantes o gosto em ouvir outros ritmos musicais através da escuta e apreciação de canções e cantigas do seu cotidiano;
– Propor aos professores pesquisas a partir da perspectivas de experimentações com o corpo com instrumentos do cotidiano através da ercepção auditiva- sons do nosso corpo, animais, natureza.
-Oportunizar as crianças a experimentar os sons produzidos com e pelo corpo.
– Ouvir , observar e registrar através de Podcast os sons da natureza presentes na Muribeca.

Etapas / cronograma

  • -Reunião quinzenal para organização das atividades do Projeto;

     

  • – Reunião semanal com as famílias e responsaveis para discutir as possibilidades de intervenção no Projeto, bem como para orientá-las para execução pelas crianças;

     

     

  • – Gravação de vídeo-aulas 1 vez na semana com propostas de atividades explicadas pelo professor;

  • -Mapeamento mensal das famílias/responsáveis que não estão participando dos grupos WhatsApp para reunião com a coordenação escolar;

  • -Elaboração de blocos de atividades e entrega de material didático aos alunos que não conseguem participar do evento.

Autores

Veronice Francisca dos Santos
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

– Avaliação de resultados mensais pela equipe pedagógica da escola
– Reuniões de avaliação pelos familiares, quanto ao andamento do projeto a partir das propotas das atividades enviadas as crianças

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *