Observatório de Currículo e Formação da Educação Infantil (OBCFEI)

A partir dos acompanhamentos virtuais realizados pela gerência da Educação Infantil junto aos coordenadores pedagógicos das unidades escolares percebemos que havia uma lacuna na formação continuada dos professores, que na sua maioria não estava ocorrendo. Considerando a necessidade de sensibilizar os professores de forma mais eficaz, adotamos como estratégia de formação da rede iniciar o Observatório de Currículo e Formação da Educação Infantil (OBCFEI). Para tanto, elegemos os seguintes temas para as palestras de formação continuada: Planejamento pedagógico e os Campos de Experiências, Documentar para avaliar e Organização dos materiais, espaço e tempo na Educação Infantil. Temas estes presentes no Referencial Curricular Franciscano.

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Público-alvo

Gestores Escolares

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: Os encontros formacionais tiveram uma carga horária 3 horas cada um, com encontros mensais com o público-alvo (gestores, coordenadores pedagógicos, professores, agentes de apoio e os demais interessados).

Justificativa

O Observatório de Currículo e Formação da Educação Infantil (OBCFEI) nasce com o objetivo de constituir uma rede colaborativa que proporcionará legítimo debate dos atores curriculantes em prol de práticas educativas nas unidades escolares de diferentes territórios do município de São Francisco do Conde-Bahia. A proposta do OBCFEI é dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2019 em que a rede construiu o Referencial Curricular Franciscano (RCF) da Educação Infantil através dos grupos de trabalho (GT). Nessa perspectiva o OBCFEI terá uma dinâmica de participação das unidades escolares da Educação Infantil, organizadas em polos de trabalho de acordo com as características e especificidades de cada grupo. O intuito é debater temas ligados ao currículo, formação docente, cotidiano, infâncias e contextos investigativos.

Objetivo da Formação

Constituir uma rede colaborativa que proporcionará legítimo debate dos atores curriculantes em prol de práticas educativas nas unidades escolares de diferentes territórios do município de São Francisco do Conde-Bahia.

Expectativas

Realizar encontros formacionais utilizando plataformas virtuais com os participantes envolvidos; Promover debates com a participação de palestrantes especialistas nos temas elencados; Implementar o Observatório de Currículo e Formação da Educação Infantil (OBCFEI) em toda a rede a partir da formação continuada em serviço para todo o público alvo.

Etapas / cronograma

A partir dos acompanhamentos virtuais realizados pela gerência da Educação Infantil junto aos coordenadores pedagógicos das unidades escolares percebemos uma lacuna na formação continuada dos professores, que na sua maioria não estava ocorrendo. Pensamos como estratégia de formação da rede iniciar o Observatório de Currículo e Formação da Educação Infantil (OBCFEI). Primeiro a gerência da Educação Infantil se reuniu e elaborou uma proposta para o OBCFEI com a apresentação, objetivos, público alvo, as ações que seriam realizadas em cada etapa, o cronograma das ações e os encaminhamentos. Vale ressaltar que após cada ação realizada as gerências da Educação Infantil e de Currículo, Avaliação e Formação (GEFAC) se reuniam para avaliar a etapa realizada e estabelecer estratégias e encaminhamentos para as próximas ações do OBCFEI.

 

  • Reuniões da equipe técnica (Gerência de Educação Infantil e Gerência de Currículo) para planejamento e organização das próximas ações.

     

  • A equipe técnica irá apresentar a proposta do OBCFEI para os profissionais da Educação Infantil e fazer a palestra sobre o tema “Planejamento Pedagógico e os Campos de Experiências”, na plataforma do YouTube.

     

  • Planejamento da atividade assíncrona no Google Classroom sobre o tema “Planejamento Pedagógico e os Campos de Experiências”. Responsável: equipe técnica.

    Atividade assíncrona a ser realizada pelos participantes no Google Classroom.

    Tema: “Planejamento Pedagógico e os Campos de Experiências”. Proposta de atividade: Foi disponibilizado dois planejamentos com características diferentes, o primeiro numa perspectiva tradicional e o segundo baseado no Campos de Experiências. A proposta era para que eles refletissem sobre os planejamentos 01 e 02 e sob seu olhar e experiência na sua unidade escolar apresentassem as suas reflexões.

     

  • Interação da equipe técnica na plataforma com os profissionais que participaram da atividade assíncrona proposta no Google Classroom com o tema Planejamento Pedagógico e os Campos de Experiências, dando feedback em suas respostas.

     

  • Reuniões da equipe técnica (Gerência de Educação Infantil e Gerência de Currículo) para planejamento e organização da próxima ação da palestra no YouTube.

    Palestra sobre o tema “Documentar para avaliar” com especialista, na plataforma do YouTube.

     

  • Atividade assíncrona a ser realizada pelos participantes no Google Classroom. Tema: “Documentar para avaliar”. Proposta de atividade: Foi disponibilizado um caso de ensino em que problematizamos as diversas maneiras para realizar a documentação pedagógica da turma. A proposta era para que todos refletissem sobre a concepção da documentação pedagógica e dessem o seu ponto de vista trazendo um pouco da sua experiência sobre o tema.

     

  • Interação da equipe técnica na plataforma com os profissionais que participaram da atividade assíncrona proposta no Google Classroom com o tema “Documentar para avaliar”, dando feedback em suas respostas.

     

  • Reuniões da equipe técnica (Gerência de Educação Infantil e Gerência de Currículo) para planejamento e organização da próxima ação da palestra no YouTube.

     

  • Palestra sobre o tema “Organização dos materiais, espaços e tempos na Educação Infantil” com especialista, na plataforma do YouTube.

     

  • Atividade assíncrona a ser realizada pelos participantes no Google Classroom.
    Tema: Organização dos materiais, espaços e tempos na Educação Infantil.
    Proposta de atividade: Foi disponibilizado imagens de salas referências para que os participantes observem e façam uma análise de como a organização desses espaços e materiais favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

     

  • Interação da equipe técnica na plataforma com os profissionais que participaram da atividade assíncrona proposta no Google Classroom com o tema “Organização dos materiais, espaços e tempos na Educação Infantil”, dando feedback em suas respostas.

     

  • Avaliação do OBCFEI: Além das avaliações dos técnicos a cada etapa do OBCFEI foi disponibilizado um questionário online para os participantes avaliarem as ações do OBCFEI. A equipe técnica (Gerência de Educação Infantil e Gerência de Currículo) se reuniram para analisar as respostas da avaliação dos profissionais que participaram do OBCFEI e sistematizaram os resultados em um documento. Tivemos um total de 80 avaliações. As avaliações dos participantes servirão para melhorar as ações e criar novas estratégias para a continuidade do OBCFEI.

Autores

Lilian Santana dos Santos
Gerente da Educação Infantil
Vigna Soraia de Jesus Barboza
Sub-gerente da Educação Infantil
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Foi disponibilizado no Google Formulário um questionário contendo 10 perguntas abertas e fechadas em que os participantes deveriam responder se as palestras superaram, atenderam, atenderam parcialmente ou não atenderam as expectativas.
Nas perguntas abertas eles deveriam avaliar a participação no Google Classroom e registrar a opinião sobre qual seria o melhor meio de interação, bem como descrever os pontos que podem ser melhorados dando sugestões de ações e/ou temas para o próximo ciclo do OBCFEI.

 

 

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