Promover e contribuir para o aprofundamento dos professores, os conhecimentos especifico sobre o currículo a ser trabalhado na Educação Infantil para que possam trabalhar baseado no Plano de Desenvolvimento da Escola.
Educação Infantil
Gestão
Rede Municipal de Candeias
Tempo de duração: 6 semanas | 2023
Conforme instituído LDB de 9394/96, o curso de pedagogia assume responsabilidade em preparar o profissional para o exercício da docência na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, porém, o sistema brasileiro de educação, a sociedade, a escola e demais órgãos ainda não conseguiram supri a necessidade formativa de alguns profissionais desta etapa. Vale ressaltar que há uma falha no processo formativo que não consegue garantir a eficácia docente, muitos ainda carecem de formação diretamente ligada ao seu fazer do dia a dia. Sendo assim, vimos a necessidade de uma formação que destaque a importância da sistematização no planejamento, de conjunto de diferentes estratégias metodológicas que levem em conta a ações de educação e criando no cotidiano institucional, considerando as singularidades de cada criança, propulsionando saltos qualitativos de desenvolvimento físico, mental, social, afetivo e espiritual.
– Promover processos formativos dando subsídios para acompanhar as demandas educacionais;
– Melhorar o índice de aprendizagens dos estudantes;
– Possibilitar condições para que todos(as) participem dos momentos de formação de naturezas diversas, bem como: reuniões, palestras, vídeos, visitas e formações continuadas;
– Apoiar no suporte técnico pedagógico no planejamento das atividades cotidianas na instituição.
Diante do cenário que há uma necessidade de promover, ofertar , ampliar e propiciar maiores conhecimentos da equipe docente da etapa da educação infantil da unidade escolar sobre maior entendimento e vivencia do referencial curricular a ser trabalhado com a modalidade de ensino, as principais expectativas deste plano de formação é oferecer e contribuir com novas possibilidades de práticas pedagógicas e metodologias a serem utilizadas, em estratégias aplicadas para o desenvolvimento das habilidades necessárias, de maneira que possam desenvolver um trabalho voltado para as metodologias ativas, para aprendizagem significativa, que possam adequar as necessidades e realidade de aprendizagem dos estudantes, acreditando que todos são podem aprender de forma humana e cidadã melhorando assim, os índices de aprendizagens dos mesmos.
SEMANA 1
Ação: Momentos de leitura
Tema: Praticas pedagógicas na educação infantil
Objetivo: Descrever, debater e analisar práticas pedagógicas na educação infantil, levando em consideração suas especificidades contextualizadas do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade, vinculadas aos cuidados e aprendizagens eleitas para o contexto históricos em que vivem.
Resultado esperado: conhecimento das práticas pedagógicas na educação infantil.
SEMANA 2
Ação: Orientar aos professores na organização sistemática dos conteúdos;
Tema: Interações e brincadeiras
Objetivo: conhecer as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil tendo como eixos norteadores as interações e brincadeiras.
Resultado esperado: Elaboração de uma proposta curricular de acordo com as características da nossa clientela, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas que estabeleçam modos de integração dessas experiências.
SEMANA 3
Ação: Reunir para discutir a necessidade de intervenções com planejamento de atividade diferenciadas;
Tema: Brincando é que se aprende
Objetivo: Tornar o ambiente de ensino mais descontraído para prender a atenção das crianças.
Resultado esperado: Que cada profissional ressignifique o modelo tradicional de ensino, aplicando estratégias diferenciadas visando aprimorar o conhecimento das crianças encorajando-as a pensarem e resolverem questões usando o senso crítico, além de estreitar os laços entre aluno e professor.
SEMANA 4
Ação: Promover rodas de interações e trocas de conhecimentos metodológicos entre professores.
Tema: Avaliação
Objetivo: Elaborar estratégias para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou
classificação, garantindo a observação crítica e criativa das atividades, interações, brincadeiras das crianças no cotidiano.
Resultado esperado: Elaboração de estratégias diversas com relação a documentação pedagógica, bem: os registros como relatórios, fotografias, vídeos, desenhos, álbuns, etc., que permita às famílias conhecer o trabalho da escola junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
SEMANA 5
Ação: Planejar junto aos professores atividades desafiadoras, considerando o nível de conhecimento real do alunado
Tema: Integração de experiências.
Objetivo: Elaborar atividades que possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar, incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento em relação ao mundo físico e social, tempo e à natureza.
Resultado esperado: Atividades desafiadoras planejadas.
SEMANA 6
Ação: Registros
Tema: Minhas reações diante do novo.
Objetivo: Elaboração de uma planilha de acompanhamento que contenham métodos simples e eficaz para acompanhar e avaliar o desenvolvimento das crianças.
Resultado esperado: Planilha de acompanhamento elaborada com itens que registrem as reações, o comportamento, a aprendizagem, a interação com outros e as situações diversas
Diante da perspectiva que professores, são profissionais com grandes responsabilidades e tem nas suas atribuições muitas funções que estão relacionadas as dimensões do conhecimento profissional, da pratica profissional e do engajamento profissional. Sendo assim, avaliaremos com o objetivo de contribuir com suas ações, práticas e atitudes afim de contribuir para o crescimento profissional e até mesmo pessoal.
Entre alguns pontos a serem avaliados, podemos destacar:
Avaliação de forma continua com critérios estabelecidos entre professor e gestor;
Avaliar vários aspectos do trabalho, com o cuidado de não ser muito detalhista, para não tornar a avaliação improdutiva;
O cumprimento dos objetos de conhecimento lecionado e registrado no planejamento diário.
Como é o relacionamento do professor com os estudantes;
O seu relacionamento com os profissionais dos outros setores;
A sua participação e engajamento nas reuniões pedagógicas;
A sua pontualidade;
A iniciativa durante o processo de aprendizagem com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de formação;
Auto avaliação semestral;
Reuniões individuais e constantes entre direção, coordenação e professores. Focando os pontos fortes e frágeis levantados durante a avaliação;
Fazer uma devolutiva por escrito ao professor com os devidos apontamentos: Elogios, sugestões de mudança, relacionamentos, aspectos sociais e pedagógicos.
Deve-se manter um relatório por escrito destas reuniões para, se necessário, ser retomado no momento oportuno.
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