O Currículo Em Movimento: Educação Física Escolar Mais Que Conteúdo Procedimental

Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Rede Municipal de Educação de Caieiras

Tempo de duração: 76 horas

Justificativa

Historicamente, a Educação Física Escolar priorizou procedimentos metodológicos, frequentemente, pautadas numa prática motora ausente de sentido e significados para os alunos. A atenção dos professores esteve voltada para a dimensão procedimental do conteúdo, ou seja, o “saber fazer”, ser capaz de realizar com eficiência atividades e habilidades motoras, sendo essencial para o desenvolvimento desta dimensão a prática e a repetição. No entanto, a prática por si só não basta. Dessa maneira autores como Freire e Oliveira (2004), Darido e Rangel (2005) apontam a necessidade de outras dimensões do conhecimento sejam ensinadas durante as aulas como a dimensão conceitual e atitudinal, fundamentadas também através dos autores como Coll (1995) e Coll et all (2000), pois a aprendizagem só é significativa se perpassa a experiência do corpo, se é construída pelas vias das sensações (TUBELO, 2019).
Desta maneira, o Departamento de Educação Física – DEF, aponta a necessidade de junto com os docentes realizar esta quebra de paradigmas, onde através da Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista e considerando-se que a realização da formação continuada de professores é um processo permanente dos saberes necessários para a prática, com o intuito de assegurar uma ação efetiva e que promova aprendizagens significativas, irá em suas formações contribuir de maneira a garantir que os docentes interiorizem estes conhecimentos e realizem em suas práticas de aulas está transposição.
Realizar este projeto nas formações, auxiliará na construção de um novo currículo, em práticas significativas dos docentes, e sendo de grande importância para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a alfabetização formal do educando, onde se entende conforme nos apresenta Tubelo (2019), que a alfabetização depende de muitos outros fatores antes de ler, escrever e calcular, tendo a necessidade de um corpo habilitado, uma mente preparada e motivada para aquisição de símbolos e códigos de comunicação gráfica, pois a alfabetização decorre de um ato motor e cognitivo, sendo os mesmos indissociáveis.

Objetivo da Formação

– Analisar e discutir a especificidade pedagógica da educação física nos seus diferentes segmentos de atuação, seja no ensino infantil, ensino fundamental ou em ensino de jovens e adultos.
– Compreender e analisar criticamente as dimensões dos conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal.
– Conhecer e refletir sobre as propostas da BNCC e currículo paulista a partir da proposta já trabalhada pela rede municipal de educação de Caieiras
– Refletir sobre a educação física dentro dos campos de experiências e unidades temáticas
– Apresentar proposta de avaliação através da concepção da rede.

Etapas / cronograma

Currículo Paulista
– Leitura de páginas indicadas do currículo paulista

Criação de jogos e brincadeiras e reflexão sobre as habilidades.
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Refletir e reformular as habilidades de jogos e brincadeiras
– Texto
– Atividade (proposta interdisciplinar, Educação infantil, EMEF ciclo I e ciclo II) grupos

Jogos e Brincadeiras: jogando e aprendendo
– Prática vivências
– Agrupamento (Individual, duplas, grupos….)
Livro: manual do lazer e recreação (paçoca)

Da habilidade (GA) para a prática na educação infantil
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Ginástica – Atividades lúdicas para a educação infantil
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Resgatando brincadeiras e jogos populares da sua infância.
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Jogos tradicionais: resgatando as brincadeiras e os jogos populares
– Texto
– Vídeo
– Agrupamentos

Avaliação do percurso
– Grelha ou
– Rubrica

Jogos e brincadeiras circenses: Manifestação lúdica da cultura corporal
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Jogos teatrais aplicados ao lazer: improviso ao riso
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Jogos cooperativos: com o outro, eu também ganho
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Rodas e brincadeiras cantadas: vivências transformadoras
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Gincanas: conjuntos de provas motoras e cognitivas.
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Matroginástica: a dança recreativa que envolve a família.
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Avaliação do percurso
– Grelha ou
– Rubrica

A dança na educação física escolar (pesquisa de atividades)
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Vivência da pesquisa pelos professores
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Rede de aprendizagem

Conceito de dança e vivências
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Avaliação do percurso
– Grelha ou
– Rubrica

Jogos pré-desportivos – Do lúdico ao jogo
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos
– Expositiva e prática

Práticas dos jogos pre desportivos – Do lúdico ao Jogo
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Conceituando os esporte
– Vídeo
– Texto
– Atividade (proposta interdisciplinar, Educação infantil, EMEF ciclo I e ciclo II) grupos

Modalidades esportivas: O que nos diz o currículo paulista
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Vivenciando modalidades
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Avaliação do percurso
– Grelha ou
– Rubrica

Conceituando a ginástica geral
– Vídeo
– Texto
– Atividade (proposta interdisciplinar, Educação infantil, EMEF ciclo I e ciclo II) grupos

Ginástica: Como relacionar com as habilidades do currículo paulista
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Vivenciando a ginástica
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Avaliação do percurso
– Grelha ou
– Rubrica

Conhecendo diferentes jogos de tabuleiros
– Apresentação da proposta
– Vídeo
– Atividade
– Agrupamentos

Jogos de tabuleiros: um trabalho interdisciplinar
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Vivenciando jogos de tabuleiros
– Apresentação das propostas e troca de experiência prática

Avaliação por percurso
– Grelha ou
– Rubrica

Autores

Claudiane Dias Martins
Lucian Marcelino Garcia da Silva
Tiago Modesto de Oliveira
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

– Rubrica
– Autoavaliação

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *