Leitura e Contação de História –

A intencionalidade deste plano de formação é contribuir com a formação continuada dos profissionais docentes, permitindo assim, a reflexão e o aperfeiçoamento da prática da ação docente no desenvolvimento das atividades que se referem a pratica de leitura e contação de histórias com os estudantes.

Ver mais +

Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Dois meses

Justificativa

A contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as diversas situações. Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita.
Diante do cenário, percebeu-se que a pratica pedagógica da contação de história desenvolvida por uma parcela dos professores estava sendo realizada sem objetivos claros e sem estrategias que pudessem atrair e contribuir com a disseminação criativa das crianças. Por vezes, essa atividade era executada de maneira automática, apenas para preencher a rotina. Após observação pedagógica, foi percebido que a leitura muitas vezes não tinha emoção, nem atrativo. E sabemos que o processo de ensino-aprendizagemda educação basica, sobretudo na educação infantil a leitura e contação de historia traz beneficios pra vida toda. É importante formamos crianças criticas e leitoras.

Objetivo da Formação

– Ampliar o repertorio, a reflexão e o aperfeiçoamento sobre a realização de atividades que envolvem a pratica de leitura;
– Contribuir para uma melhor utilização da leitura em sala de aula;

Expectativas

Que os(as) professores sejam referência para seus alunos, transmitindo entusiasmo com o objetivo de levar os alunos a ter o gosto pela leitura , estimular a imaginação e desenvolver o pensamentos e autonomia

Etapas / cronograma

O Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), é o tempo estabelecido na escola, com o objetivo de reunir professores(as) e coordenadores(as) para planejamento de aulas, discussão, análise e proposição de estratégias que possam atender ou apoiar as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente por todos os profissionais envolvidos

Considerando que este espaço pedagógico também é formativo, as atividades formativas deste plano serão realizadas no horário do HTPC com as seguintes ações:
– Proporcionar aos professores a aquisição de leitura diversas que comtemple a diversidade;
– Apresentar para ampliação de repertório diversos gêneros textuais;
– Realizar oficina de leitura e contação de histórias com escritores convidados;
– Organizar com os próprios professores uma oficina de boas práticas.
– Realizar rodas de conversas e trocas de experiências.

Autores

Alci Cardoso Trindade Moretto
Diretor de Escola
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Visitas em sala de aula durante as leituras ou contação de histórias.
Realizar feedbacks pedagógico;
E ter uma escuta ativa como grupo;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *