Jornal na sala de aula

Leitura/Escuta compartilhada e autônoma

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Este plano de aula já foi trabalhado em sala de aula no anos iniciais (4º e 5º ano) no período de 1° bimestre 2021; Em oficina com os professores da rede municipal de Francisco Morato (2015) – 1 encontro

Justificativa

Sabe-se que para uma comunicação fluida é indispensavel em qualquer lugar,sobretudo no ambiente de trabalho, onde existam pessoas a comunicação se faz necessária, porém se na comunicação encontra ruídos, principalmente dentro de um espaço de convivência tão importante como a escola, corremos o risco de ter o trabalho prejudicado.
A falta de familiaridade com os meios de comunicação impressos e digitais e a falta de tempo
tão comuns no dia a dia das pessoas, são alguns empecilhos para que a comunicação seja prejudicada.

Objetivo da Formação

  • Formar leitores habituais e cidadãos bem-informados, para serem capazes de serem “atores sociais”;
  • Desenvolver a capacidade de leitura de gêneros jornalísticos, para que saibam se manifestar oralmente e por escrito sobre o mundo atual, de forma coerente, nas mais diversas situações e esferas sociais.
  • Desenvolver nos alunos não só as habilidades de leitura do jornal, mas também estimular a crítica e o debate sobre temas da atualidade.

Expectativas

Que os professores e estudantes sejam leitores habituais e cidadãos bem-informados, para serem capazes de serem “atores sociais”, que desenvolvam a capacidade de leitura de gêneros jornalísticos, para que saibam se manifestar oralmente e por escrito sobre o mundo atual, de forma coerente, nas mais diversas situações e esferas sociais, sejam críticos e saibam discutir temas da atualidade.

Etapas / cronograma

Iniciamos as reuniões com leitura de uma crônica.
Para a oficina/HTPC foi oferecido aos professores vários jornais para que manuseassem, após foi apresentado aos mesmos os slides e roda de conversa, disucssão e em grupos eles tiveram que montar uma manchete e apresentar para os grupos.
Na sala de aula, inicia-se sempre com uma leitura, após manuseio do jornal, leitura, roda de conversa, questionamentos para levantamentos do que o aluno sabe, antecipação, inferências…

Autores

Claudia Gomes Alves de Jesus
Gestora Escolar
Carla Mary Chaves Souza Pauferro
Gestora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

O trabalho feito com jornal tem como foco acabar com a ideia de que jornal é coisa de “gente grande”;
Que podemos explorar os gêneros textuais mais diversos, respeitando o interesse do grupo;
Fazer os alunos se relacionarem com o jornal como se fossem leitores comuns: eles devem manuseá-lo por inteiro (não só textos recortados);
Buscar os cadernos e as seções que mais interessam, vendo fotos, lendo títulos, subtítulos … Percebi que os professores não têm hábito de ler os jornais e por esse motivo não apresentam para os alunos.
O resultado sempre foi positivo, pois despertou a curiosidade e incentivo ao manuseio do mesmo para se informar, se divertir e trabalhar com um recurso tão rico em informações.

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