Jogos na Alfabetização

O foco principal da formação é realizar pautas formativas em formação continuada do corpo docente da Unidade Escolar em alfabetização em jogos em alfabetização fazendo uso dos recurso didático nesse processo.

Ver mais +

Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EMEF Manoel Hurtado

Justificativa

O plano formativo foi escolhido com base nos dados de 2020 e do Ideb de 2019, dos acessos e baixa participação dos nossos alunos do ciclo l. Sabemos que o engajamento dos alunos é crucial para que eles sejam efetivamente alfabetizados. Para tanto foi sugerido jogos para que esse momento a alfabetização seja desenvolvida de maneira lúdica e trocas de experiências. Através de atividades lúdicas, a criança pode desenvolver a socialização, aprender linguagem, vocalização, audição, percepção visual e raciocínio lógico.

Expectativas

Objetivo da formação: A formação com foco em jogos de alfabetização tem como objetivo de que a prática de jogos façam parte do cotidianos dos alunos como uma ferramenta diferenciada aos alunos com essa necessidade. O jogo é um meio de oferecer às crianças um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador e planejado, com possibilidades de aprendizagem de várias habilidades. Normalmente, professores preocupados com a alfabetização tradicional acabam fazendo uso de ferramentas que acabam não atingindo os alunos com tanta eficaz, cada criança tem seu tempo e precisam de estímulos, para alcançar a alfabetização, acabam por deixar os jogos de lado, esquecendo-se que estes são instrumentos importantes de alfabetização, portanto é necessário conscientizar os professores e fazer com que eles vivenciem e experimentem essa prática para colocá-la em prática no dia a dia. Expectativas: Espera-se que os professores se conscientizem dessas orientações e sugestões, aprimorem suas práticas, experimentem fazendo uso em sala de aula e socializem em nossos encontros de HTPC’s os resultados.

Etapas / cronograma

Apresentar a proposta aos professores por meio de pauta de formação de jogos e objetivo.

No 1º momento Apresentar a leitura da Ruth Rocha: O direito das crianças; “Com o antes, durante e depois – Planejamento de leitura”

2º momento: Jogos, quando, como e porque usá-los? Entregar um post it para os professores registrarem sua opinião e colarem no painel. Compartilhar em voz alta o que foi registrado.
Cada professor receberá uma palavra, irá ler em voz alta e anexará a mesma no cartaz
PRÁTICA REFLEXÃO DISCUSSÃO
APRENDIZAGEM TORCIDA
DESAFIO
TROCA DE INFORMAÇÃO
OBSERVAÇÃO ESTRATÉGIAS
REGRAS
DISPUTA COOPERAÇÃO
COLABORAÇÃO
RESPEITO PRAZER
REFLETINDO SOBRE AS PALAVRAS:
A- Essas palavras remetem que tipo de aula?
B- Elas trazem expectativas boas ou ruins dentro da aula? Justifique?
C- Vocês gostariam que elas fizessem parte do seu dia a dia em sala de aula?
D- Como garanti-las na aula?

3º momento: Dividir o grupo de professores, entregar uma leitura para cada grupo, solicitar que leiam, discutam, anotem as ideias principais em cartolina e após o comando troquem os textos e repitam os procedimentos (serão entregue 4 textos embasado em autores que potencialize a importância dos jogos na alfabetização). 4º momento: vivenciar situações de jogos em duplas e trios.
Apresentação de um modelo de sacola de leitura , onde os alunos levam os mesmos jogos que foi apresentado a eles nas aulas e as famílias jogam e registram como foi esse momento em família e qual aprendizagens ou evolução eles notaram nas crianças .
Fechamento do encontro. 18/02/2021 Diretora, Coordenadora e
Professores
Leitura: Quero um abraço de Jeanne Willis e Tony Ross. Socialização dos jogos confeccionado pela professoras (Selecionar alguns professores para realizar um trabalho de filmagem para apresentar trechos das aulas de jogos/ Depoimento de aluno). Apresentar aos professores outras possibilidades de jogos para que eles possam jogar e socializar outras possibilidades.

Diretora, Coordenadora e Professores – leitura: O que cabe num livro de Ilan Brenman Filmagens de verificação dos resultados com o trabalho de jogos em sala de aula e depoimento de alunos. Apresentação dos professores do caderno de registros dos jogos realizados em família .(sacola de leitura)

Autores

Edna e Cristiane
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação será por meio de monitoramento das ações desenvolvidas em sala de aula, acompanhando o aprendizados dos alunos, o engajamento dos professores a cerca da propostas onde eles podem utilizar os jogos como mais um recurso didático no processo ensino-aprendizagem, tendo em vista a alfabetização.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *