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Implementação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil: Construindo caminhos para a Equidade na Educação Infantil

Implementar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, no CMEI, como recurso capaz de promover melhorias contínuas nas práticas pedagógicas, na estrutura física do CMEI e na gestão escolar.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: 2023-2025

Justificativa

A implementação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil é fundamental para a promoção de uma educação de excelência, capaz de atender às necessidades específicas das crianças e garantir seu desenvolvimento integral. Compreender e aplicar esses indicadores é um passo decisivo para a melhoria contínua dos processos pedagógicos, na estrutura física do CMEI, da gestão escolar e da experiência educativa de todos os envolvidos.

Objetivo da Formação

  • Garantir que o Plano de Ação do INDIQUE (Indicadores da Qualidade na Educação Infantil) seja construído de forma integrada.
  • Promover Encontros de Formação Continuada com Professores e outros profissionais do CMEI.
  • Fortalecer o papel das famílias no processo decisório, estimulando o vínculo com o CMEI.
  • Implementar Planos de Ensino Individualizados (PEI) que contemplem as particularidades de cada criança, com o apoio de profissionais especializados.
  • Estabelecer parcerias intersetoriais (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Unidade Básica de Saúde) para apoiar o processo educacional.
  • Propiciar a mediação eficaz e a alocação adequada de recursos disponíveis para atender às necessidades do CMEI, promovendo um ambiente educacional de qualidade.
  • Desenvolver estratégias para que os profissionais contribuam na efetivação das ações propostas pelo Plano de Ação.
  • Fortalecer o envolvimento da família e da comunidade no processo educativo, considerando que a participação é um aspecto fundamental para a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva.
  • Promover um ambiente de trabalho afetivo, colaborativo e de respeito entre os profissionais da educação, comunidade escolar e a gestão do CMEI.
  • Promover a escuta ativa das crianças, criando um ambiente de aprendizagem onde suas opiniões, sentimentos e necessidades sejam ouvidos e respeitados, estimulando a expressão livre e a expressão livre.
  • Monitorar e avaliar a aplicação dos recursos alocados, garantindo que sejam usados de maneira eficiente, com foco na melhoria contínua do ambiente escolar e no alcance dos objetivos educacionais.

Expectativas

  • Garantir que o Plano de Ação do INDIQUE seja elaborado de forma colaborativa e integrada, envolvendo todos os atores relevantes do processo educativo.
  • Identificar a necessidade de formação continuada para os profissionais da educação infantil e promover Encontros de Formação Continuada
  • Promover uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento integral das crianças, levando em conta aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
  • Promover Encontros Formativos para os profissionais que atuam com crianças necessidades especiais;
  • Garantir que os Planos de Ensino Individualizados (PEI) sejam implementados de forma eficaz, atendendo às necessidades específicas de cada criança.
  • Fomentar o desenvolvimento social e emocional das crianças com necessidades especiais, ajudando-as a interagir com os colegas, a trabalhar em equipe e a desenvolver a autoconfiança.
  • Estabelecer parcerias intersetoriais entre a educação e os serviços de saúde, assistência social e direitos da criança.
  • Identificar necessidades de cada setor do CMEI e buscar recursos para atendimentos a essas necessidades.
  • Criar eventos e atividades em que o CMEI, a família e a comunidade possam interagir diretamente, como apresentações, saraus, Dia da Família, entre outras iniciativas.
  • Fomentar a comunicação aberta e transparente entre a gestão, educadores e outros profissionais do CMEI, garantindo um diálogo constante sobre as necessidades, desafios e conquistas;
  • Fomentar a comunicação aberta e transparente entre a gestão e comunidade escolar.
  • Estabelecer práticas de valorização e reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação, por meio de incentivos, feedbacks positivos e ações que demonstrem o respeito e a confiança da gestão no trabalho coletivo.
  • Criar um ambiente educativo onde as crianças sejam protagonistas de suas experiências, estimulando sua autonomia, criatividade e expressão individual.
  • Promover a gestão participativa , envolvendo a comunidade escolar.

Etapas / cronograma

Apresentação Geral do Documento (INDIQUE) à Equipe do CMEI

Estudo da Dimensão 6: Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais Corpo Docente (Público Mobilizado Corpo Docente do CMEI)

Estudo da Dimensões 1 à 5 e 7 na JEFI (Jornada Especial de Formação Integrada) do mês: (Público Mobilizado: Corpo Docente do CMEI)
Apresentação, estudo e discussão das Dimensões 1 à 7: Todo público mobilizado, exceto as crianças do CMEI

Construção do Plano de Ação

Realização das ações

Roda de Conversa com representação das crianças (de todas as turmas) do CMEI

Conselho de Classe: Equipe de profissionais do CMEI (Identificação e discussão das necessidades do CMEI)

Revisão do Plano de Ação: acréscimo das sugestões das crianças (a partir do que foi discutido na Roda de Conversa) e de outras necessidades elencadas no Conselho de Classe (Equipe do CMEI)

 

Avaliação Julho / 2023

Agosto / 2023

Setembro/2023

Setembro/2024

Outubro/2024

 

Periódica

Recursos necessários

Recursos Humanos (Descritos em “Público Mobilizado”)
Recursos Materiais e Didáticos
Recursos Tecnológicos
Recursos Organizacionais (Planejamento Estratégico, Avaliação e Acompanhamento, Estrutura de Feedback)
Recursos para Parcerias e Colaboração Externa
Recursos de Tempo e Gestão de Projetos

Autores

Maria José Pereira Ferreira de Morais
Gestora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação da implementação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil deve se dará através um processo contínuo e integrado, envolvendo todas as partes interessadas.

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