H.T.P.C – Momento de agir

Contribuir com a formação dos(as) profissionais docentes e apoia-los(as) no seu fazer pedagógico cotidiano para garantir aos estudantes uma educação de qualidade, promovendo um ensino integral.

Ver mais +

Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Março/2022 à Novembro/2022

Justificativa

Diante da conjuntura nacional vivida por conta da pandemia da covid-19, onde vários setores da sociedade tiveram que se reinventar, com a educação não foi diferente, A rotina das escolas sofreu grandes alterações, o ensino, a tecnologia, a abordagem com as familias/responsavei. A educação se reinventou para superar desafios em 2021, considerando este e outros desafios já existentes, foi elaborado um plano de ação para mitigar estratégias de recomposição das aprendizagens dos estudantes e o público mobilizado foram os(as) professores(as) afim de garantir a recuperação da grande defasagem percebida no último bimestre letivo do ano de 2021, que ficou evidenciado através dos resultados e indicadores de aprendizagem, o atraso dos estudantes, necessitando assim de um plano de ação com estratégias focadas na busca de melhorar o desempenho dos estudantes e os(as) professores(as) são os principais atores que podemos contribuir com a redução dessas desigualdades educação no que tange a gestão da aprendizagem, por isso a importância engaja-los com uma boa formação, acompanhamento e apoio. É uma estratégia possível para nossos estudantes tenham aprendizagens significativas e resultados positivos.

Objetivo da Formação

– Engajar o grupo de professores(as) de forma criativa, reflexiva e formativa;
– (Re)Conhecer e orientar a utilização de algumas estratégias para aprimorar o planejamento de aula/ sequencia didática;

Expectativas

Professores (as) alinhados e engajados;
Melhora do desempenho dos estudantes;

Etapas / cronograma

  • Apresentação do plano de ação ao grupo;

  • Levantamento de conhecimentos prévios e expectativas do grupo;

  • Início de execução do plano de formação final de março;

  • A formação de professores acontecerá as quintas-feiras com duração de duas horas;

  • A importância da Leitura deleite;

  • Iniciando com a importância de conhecer os estudantes e a necessidade de fazer a sondagem individualmente;

  • Analisar estratégias de planejamento e reconhecer de que forma podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes;

  • O uso de metodologias ativas em sala de aula;

  • Produção de texto coletiva, em duplas ou individual;

  • A importância de garantir ao aluno um momento de leitura em sala de aula;

Autores

Advanir Ap. Ferreira Paixão
Diretora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação se dará de forma contínua e através de avaliação ao fim de cada encontro discutindo sobre os pontos abordados no encontro assim sistematizando o que foi discutido em cada encontro.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *