Formação: Metodologias Ativas – Educação Física

Compreender metodologias ativas focadas nas aulas de Educação Física

Ver mais +

Justificativa

Contextualização: Os orientadores de Educação Física, através de pesquisa com os Professores de Educação Física, foi notado que há dificuldades em possibilitar que o aluno se torne protagonista nas aulas. Neste cenário, optamos por apresentar as metodologias ativas para os Professores.

Expectativas

Ao final da reunião é esperado que os conselheiros possam:
– Conhecer as expectativas de aprendizagem através das metodologias ativas – Discutir o mundo de possibilidades das metologias ativas
– Refletir a respeito das metodologias ativas
– Compreender as metodologias ativas.

Etapas / cronograma

1º momento (10 min)
– Apresentação da proposta da formação.
– Leitura de um texto literário com o objetivo de criar uma comunidade de leitores na escola.

2ºMomento (1h)
Agrupar os Professores de Educação Física em quartetos.
Dividir em grupos que contemplem:
Educação Física Infantil: 0 a 3 anos.
Educação Física Infantil: 3 a 5 anos.
Ensino Fundamental : 1º ao 3º Anos
Ensino Fundamental: 4º e 5º Anos.
Apresentar uma aula filmada e pedirem para observar a metodologia utilizada pelo Professor, e observar, se o aluno foi protagonista. Durante a apresentação promover debates e discussões que contemplem as metodologias ativas, já aplicando na formação.
Após as observações cada grupo deverá propor uma aula para cada segmento pensando no aluno protagonista.

3º. Momento (50 min)
Faremos a apresentação por amostragem, onde cada grupo terá no máximo 10 minutos para expor sua proposta.
Após a apresentação, traremos conceitos das metodologias ativas para os Professores, e debateremos os aspectos da aula filmada, e a proposta trazida pelos Professores.

Autores

Tiago Modesto
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Os Professores vão avaliar através do Google Forms, contando sua experiência com as metodologias ativas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *