Formação Continuada Roda de Conversa

O projeto “Roda de Conversa” tem como foco a formação continuada dos profissionais da educação com o
propósito de contribuir com a formação dos educadores para que tenham um novo olhar sobre sua atuação
e façam da prática educativa um compromisso com a transformação de indivíduos e da sociedade.

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Público-alvo

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EM Radialista Jaime Gonçalves

Justificativa

Este projeto será desenvolvido com os professores, estagiários e AAEs, o projeto tende garantir a
formação continuada no qual envolverá a teoria e a prática, articulando os saberes. Os encontros vivenciam
oportunidade para o diálogo, a troca de experiências, momentos de estudo com referenciais teóricos,
promovendo a constituição de um grupo no qual o sentimento de integração e afetividade prevaleça. É
essencial a participação de todos, pois os pontos comuns e os contrários provocam um compromisso
maior, tendo assim abertura para discutir esses pontos onde vai revelando o aprendido e as interpretações
diversas. Pensando nos momentos de estudo híbridos , e no momento em que estamos vivendo.

Objetivo da Formação

O Projeto será desenvolvido através de grupos de estudo sob orientação da equipe gestora que fará as
intervenções necessárias e contando com o apoio das formadoras da própria Unidade Escolar. Far-se-á uso
de dinâmicas, técnicas e materiais pedagógicos que enfoque os assuntos sugeridos pelos profissionais e
de diálogo, propiciando a comunicação dos participantes, fazendo com que os mesmos busquem melhorar
suas práticas pedagógicas para desempenhar suas funções, e oferecer uma educação pública de
qualidade, dentro e fora da sala de aula.

Etapas / cronograma

  1. Consciência em grupo, durante e apôs pandemia
  2. Saúde mental, familiar, profissional, pessoal
  3. Como lidar com as cicatrizes da pandemia

Autores

Grupo gestores

Sujeitos Envolvidos

Equipe gestora, professores, AAEs e estagiarias. Podendo ser acessível aos pais e funcionário quando se achar necessário.
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação faz parte do cotidiano humano, seja propositalmente ou não, o ser humano sempre estará
sujeito ao julgamento, à confrontação. Até diante das tarefas mais simples do cotidiano o ato de avaliar
surge de forma espontânea ou natural, como forma para acertar o percurso do caminho ou para afirmação
de um fato. Portanto, o projeto terá acompanhamento da equipe gestora da Unidade Escolar e as
avaliações serão feitas mediante relatos, registro de frequência dos profissionais e em livro ata

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