Formação Continuada de Professores

O Plano de Formação apropria-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as. Nessa perspectiva, o Plano deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente como um resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica, num processo de ação-reflexão-ação, como base para a estruturação pedagógica da escola. Deve-se garantir o desenvolvimento de competências profissionais relacionando a teoria à prática através da reflexão sobre a atuação profissional.
Podemos definir as necessidades formativas detectadas junto ao grupo docente através de observações, acompanhamento dos Planos de Ação e também pelo levantamento de expectativas formativas realizada com os professores ao longo do ano letivo.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Tempo de duração: 5 meses

Justificativa

Apoiar aos princípios norteadores da rede municipal de ensino, dentre eles, em destaque a Gestão democrática, oportunizando o fortalecimento da equipe através da fala e escuta de todos, levantamento de experiências anteriores e expectativas, combinados da equipe escolar e início das discussões de acolhimento da comunidade e dos alunos, balizando-nos na concepção municipal e nas orientações para adaptação dos bebês e crianças pequenas.

Tendo estas considerações iniciais, refletiremos sobre a Prática Pedagógica, replanejando o currículo e entendendo a importância de abordarmos conceitos inerentes a nossa prática educativa na Educação Infantil e nos anos iniciais apos a pandemia, considerando os alunos como sujeitos históricos de direitos, que merecem ser atendidos na perspectiva do respeito às suas singularidades e particularidades, reconhecendo seus modos de aprendizagem, descobertas do mundo e respeitando seu processo de desenvolvimento integral.

Objetivo da Formação

Assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula de forma que garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

Expectativas

Na Formação de professores espera-se uma qualificação profissional e essencial em todas as áreas de ensino, aprendendo novos métodos e técnicas,  acompanhar as novidades do setor e conhecer experiências bem sucedidas em uma forma de aperfeiçoar processos, entregas e resultados.

Etapas / cronograma

  • Roda de conversa com os professores a respeito dos niveis de conhecimento na area de atuação.
  • Planejar junto aos professores atividades de alfabetização desafiadoras considerando o nível de conhecimento real dos alunos.
  • Orientar os professores na organização de agrupamento produtivos considerando o nível de conhecimento real dos alunos, com base na avaliação diagnóstica.
  • Retomar as discussões sobre as hipóteses de leitura e escrita, bem como intervenção pedagógica e planejamento de atividades sequenciadas.
  • Listar junto aos professores as possíveis aprendizagens dos alunos na confecção
  • Comparar os dados iniciais com os dados finais obtidos por meio dos instrumentos deavaliação e dados obtidos no inicio e final através de diagnósticos, relatórios, avaliações, atividades, portifólios, etc.

 

Formação : A cada 15 dias ou seja 3 a 4 vezes por mês.

1ª reunião: escolher um dia durante a semana da jornada pedagógica de 2023

Ação: Roda de conversa com os professores a respeito dos niveis de conhecimento na area de atuação.

As demais reuniões acontecerão nas Atividades Complementares (AC) a cada quinze dias

Autores

Fabio Profeta
Gestor Escolar
Vivalda Silva Rocha
Gestora Escolar
Jonimar dos Anjos Celles
Gestor Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

  1. Realizadas por escrito, individualmente, considerando a avaliação do período de acolhimento e o impacto das formações realizadas nas práticas dos educadores.
  2. Avaliação a partir de acompanhamento da coordenadora no cotidiano escolar, observação de práticas, orientações em HTP e acompanhamento dos instrumentos metodológicos de registros e planejamento.
  3. Acompanhamento da dupla gestora como um todo no cumprimento do contrato didático (combinados/ regimento).

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