Formação continuada: Articular teoria à prática docente

A escola desempenha vários pápeis e para isso toda equipe deve está preparada para atender essas demandas. O professor tem o papel principal; é ele que no dia a dia tem o poder de promover mudança nas ações e pensamentos dos alunos. Para isso ele deve está constantemente buscando aprimorar suas práticas em sala de aula. A formação em serviço é a melhor forma de alcançarmos esse objetivo. A possibilidade de provocar reflexões críticas sobre a própria prática e enxergando que é possível, faz toda a diferença. A formação através de práticas de sucesso apresentadas pela equipe docente será o fio condutor para pesquisa,reorganização, planejamento de aulas mais acertivas.

Ver mais +

Público-alvo

Auxiliares de classe

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Candeias

Tempo de duração: Junho de 2022 à dezembro de 2022.

Justificativa

Para que a “educação de qualidade” saia do campo das ideias precisamos investir em formação para toda a equipe escolar; a educação é construída por muitas mãos, mas o docente tem função privilegiada, por esse motivo precisamos formar continuamente esses profissionais. Para que a formação alcance os objetivos estabelecidos, os docentes devem ser atores ativos desse processo.
Entendemos que retirar os docentes de sala de aula por longos períodos traria outros problemas , por esse fato a formação acontecerá em serviço; uma vez ao mês acontece a “parada pedagógica” momento privilegiado para formação em serviço. Os seminários são espaços de diálogo e troca de conhecimento e em nossa escola os professores apresentarão as experiências que foram exitosas em sua sala de aula, oportunizando a interlocução dos colegas.

Objetivo da Formação

  • Despertar nos docentes o desejo de aprimorar suas metodologias de ensino aprendizagem;
  • Alinhar, teoria a prática docente, possibilitando repensar a metodologia de ensino com foco na melhoria dos indices de aprendizagem internos e externos;

Expectativas

  • Valorizar os profissionais da escola, oportunizando a apresentação das metodologias que comprovadamente alcançaram o sucesso esperado;
  • Melhorar o desempenho nos processos de ensino-aprendizagem;
  • Aperfeiçoar habilidades pedagógicas;
  • Aprimorar processos de avaliação de aprendizagem;
  • Desenvolver novas competências;
  • Promover a troca de experiência entre a equipe de docentes;
  • Dar visibilidade ao trabalho bem feito, apresentando a pesquisa, a avaliação e os resultados;

Etapas / cronograma

  • Reunião da coordenação e equipe gestora para avaliar os indicadores de aprendizagem
    (avaliações diagnósticas, avaliações internas e externas);
  • Discutir as necessidades da equipe (coordenção e gestão);
  • Promover reuniões individuais quando necessária com o docente;
  • Promover reuniões com a equipe pedagógica para apresentar a proposta de formação continuada através da apresentação das “experiências exitosas”;
  • Sortear a ordem das apresentações (professores );
  • Elaborar cronograma das apresentações;
  • Orientar o professor para a organização do material das apresentações;
  • Selecionar material para a apresentação;
  • Elaborar ficha para a autoavaliação e avaliação da apresentação pelos participantes; essas fichas serão elaboradas com a colaboração de todos os envolvidos;
  • Apresentação das experiências exitosas;
  • Apresentar o marco teórico que embasou a prática apresentada;
  • Proporcionar diálogo para troca de ideias;
  • Registrar cada apresentação para construção de um memorial e revisitar cada metodologia
    apresentada;
  • Aplicar pesquisa de autoavalição;
  • Avaliar a formação;
  • Promover reuniões individuais e coletivas para feedbacks.

Autores

ADEILZA FERREIRA EVANGELISTA DA COSTA
DIRETORA ESCOLAR
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A cada apresentação será preenchida uma ficha de avaliação pelos participantes e de autoavaliação para o apresentador. Será feita a tabulação dos dados e mediante resultado aplicar as mudanças, se necessário.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *