FORMAÇÃO CONTINUADA: A PRÁTICA DOCENTE E SUAS ESTRATÉGIAS DE MUDANÇAS.

Sensibilizar a comunidade escolar com o intuito de mostrar para a mesma a sua importância no processo de ensino aprendizagem dos seus filhos e filhas e que a instituição escola se preocupa com o futuro dos seus estudantes. O foco deste plano é valorizar todos que compõem o andamento da escola e a fazem acontecer, seja, a comunidades, os familiares, os estudantes, os professores, seus profissionais. Trazendo mudanças na adoção de novas tecnologias em sala de aula, aprender metodologias de ensino inovadoras…

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Público-alvo

Coordenadores

Gestores Escolares

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Candeias

Tempo de duração: 1º Bimestre de 2022

Justificativa

Conclui-se que os sentidos da mudança a prática pedagógica se configuram como defesa em causa pelo contexto escolar-político-formativo, como também de resistência como tática para legitimação dos saberes, experiências e da própria trajetória pessoal e profissional dos professores.

Objetivo da Formação

– Incluir metodologias de ensino inovadoras as propostas pedagógicas.

– Desenvolver conhecimentos que possam agregar no aprendizado dos alunos.

– Proporcionar o desenvolvimento da autonomia do aluno.

– Sensibilizar a comunidade para melhor aproximação no processo da aprendizagem dos estudantes

Expectativas

Como a formação continuada, o professor tem acesso ao que ar de mais novo na área de atuação e em didática e metodologias de ensino. Assim, ele pode relacionar o novo conhecimento adquirido com as bases cientificas da sua graduação inicial, agregando mais para seus estudantes.

Etapas / cronograma

MÊS AÇÕES OBJETIVO RESULTADOS ESPERADOS
MÊS 1 Consultar periodicamente o andamento dos protocolos encaminhados. Propocionar atividades diversificadas de ensino-apredizagem visando a melhora do desempenho educacional de nossa comunidade. Indentificar os problemas buscar resove-los e as potencialidades, utliza-las de maneira produtiva para o desenvolvimentoda unidade escolar.
MÊS 2 Realizar reniões entre os diversos setores da escola, para discurtir problemas e definir ações a serem desenvolvidas no Plano de ação bimestralda escola. Buscar recursos por meio de parcerias os orgãos competentes para a realização das propostas apresentadas. Rever atitudes e comportamentos de menbros da equipe qu apresentavam resistência, baixas expectativas e-ou medo de mudança. Trabalho com direção e equipe docente para ir além das metas estipuladas pela secretaria de educação.

Autores

ROSE MEIRE DOS SANTOS
DIRETORA
MARCIA BELO
VICE DIRETORA
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

– Observar o que o professor tem feito para inovar nas aulas.

– Fazer o acompanhamento de algumas aulas.

– Ouvir os representantes de classe.

– Solicitar aos professores que façam uma autoavaliação.

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