Folclore – resgate cultural brasileiro

Trabalhar o resgate da cultura com base nos campos de experiência: traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimento; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 01 mês

Justificativa

A cultura popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento e preservar as tradições de um povo. Portanto, é importante considerar nas praticas pedagógicas e na organização dos planejamentos a realidade local, a cultura das crianças, os aspectos culturais da cidade e do estado. E é primeira infância como ponto de partida que é importante que se ensina sobre o respeito a diversidade cultural, é fundamental para que a criança se torne um adulto tolerante, empático e que respeite o próximo.

Objetivo da Formação

Conhecer sobre a nossa cultura brasileira, costumes, músicas, brincadeiras, histórias e acontecimentos do nosso folclore.

Expectativas

Que ao final, os estudantes conheçam, respeitem, se identifiquem com o passado e a identidade de seu povo através da diversidade cultural.

Etapas / cronograma

Primeira semana: Conversar com os alunos sobre: “O que é o folclore brasileiro?”, através de roda de conversa e vídeo. Trazer para a sala de aula assuntos como: lendas, brincadeiras, brinquedos, músicas;
Segunda semana: trabalhar parlendas e trava –línguas;
Terceira semana: comentar e trabalhar algumas lendas como: saci- pererê, bumba meu boi;
Quarta semana: fazer o resgate de brinquedos (Ex: peteca) e brincadeiras, trabalhar com cantigas e instrumentos e colagem.

É importante lembrar, que as atividades são realizadas de maneira lúdica.

Autores

Isis N. de O. Soares
Diretora de Escola
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Neste tipo de prática podemos observar a participação de todos os alunos, pois os temas abordados são realizados de maneira lúdica e prazerosa para as crianças. Através destas atividades podemos notar que os alunos conseguem alcançar as metas sugeridas nos campos de experiências.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *