Encontro do soma: Alfabetização e (Multi)letramentos

Capacitar os professores do ciclo de alfabetização e apoiá-los para desenvolver novas práticas

Ver mais +

Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues Pinto

Tempo de duração: 4 horas

Justificativa

É um encontro do soma – pacto pela aprendizagem na Paraíba. Que tem como finalidade capacitar os professores do ciclo de alfabetização que no programa vai até o 3º ano. levando possibilidades de ensino de forma interdisciplinar e de acordo com o sistema remoto de ensino, nesse encontro também foi trabalhado o letramento literário e outros tipos de letramento

Expectativas

Compreensão dos professores sobre letramento literário; Trabalhar de forma interdisciplinar nas disciplinas em especial: Português e Matemática; Desenvolver novas práticas para um bom trabalho no ciclo de alfabetização;

Etapas / cronograma

A acolhida aos professores será feita por meio de um cartão mensagem que estará no lugar onde eles irão sentar. A seguir, os professores serão convidados a participar de uma atividade denominada: Painel integrado. Os grupos serão divididos por cores. Dividir os professores em seis grupos. Cada grupo tem uma cor. Um grupo será amarelo, outro grupo verde e assim por diante. Distribuir os diferentes textos entre os grupos, Cada grupo recebe um único texto. Deste modo, teremos seis grupos mas cada grupo com um dos textos propostos. Os professores deverão ler e discutir o texto. Ao final de 15 minutos, os professores fazem uma síntese das discussões em cinco minutos. Devem redigir esta síntese para a próxima etapa da atividade.
A seguir, os professores são convidados a trocarem de grupo de modo que não fique com nenhum outro membro do seu grupo anterior, para isso devem se juntar com pessoas cujas cores do grupo sejam diferentes da cor do seu grupo de origem. Desta forma, os professores devem compartilhar as suas anotações de seu grupo de origem. Cada membro do grupo então terá entre 1-2 minutos para compartilhar as discussões de seu grupo de origem. Ao final todos os grupos terão tido contato com todos os textos que foram discutidos.

Depois desta socialização, faremos uma análise coletiva da estratégia utilizada e seu potencial para ser utilizada também com os estudantes.
Atividade 2: Os professores em grupos analisarão uma atividade interdisciplinar para identificar os tipos de letramento que a atividade possibilita e de que modo a interdisciplinaridade está presente. Ao final de 20 minutos de discussão, um grupo socializa os seus pareceres e os demais complementam se necessário.

Recursos necessários

Computador, meet e celular

Autores

Maildes Hélia de Medeiros
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Ao final, os professores fazem uma avaliação do encontro por meio de um formulário da ferramenta online answer garden – https://answergarden.ch/create/

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *