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Diversidade em Ação: Fortalecendo a Inclusão e o Respeito

Promover a convivência harmoniosa e o compartilhamento de valores fundamentais como respeito, empatia, inclusão, colaboração e igualdade de gênero no ambiente escolar.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação Infantil

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 1 semestre

Justificativa

A convivência e o compartilhamento de valores são essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, preparando-os para uma vida em sociedade mais inclusiva e justa. Este plano visa a sistematização de práticas pedagógicas que integrem esses valores no cotidiano escolar, criando um ambiente mais acolhedor e colaborativo.

Objetivo da Formação

Fomentar a empatia e o respeito às diferenças por meio de práticas inclusivas, promovendo a participação de todos, o trabalho em equipe e a igualdade de gênero, além de incentivar a resolução pacífica de conflitos na comunidade escolar.

Expectativas

Espera-se que os alunos desenvolvam uma maior compreensão e prática dos valores de respeito, empatia, inclusão, e colaboração, refletindo esses aprendizados em suas interações diárias na escola e na comunidade.

Etapas / cronograma

Levantamento das Necessidades: Coleta de dados e observação das necessidades dos alunos e professores. / Julho
Formação Inicial dos Professores: Workshops e seminários para capacitar os professores em práticas inclusivas./ 1ª semana de agosto
Implementação das Atividades: Dinâmicas de grupo, projetos colaborativos e discussões em sala de aula para promover empatia e respeito. / Agosto, setembro, outubro e novembro.
Acompanhamento e Avaliação: Reuniões mensais para análise de progresso e feedback de alunos e professores./ Mensal
Preparação e Realização da Feira de Conhecimento: Exposição de trabalhos dos alunos e apresentação de resultados, integrando a comunidade escolar./ 1ª semana de dezembro.

Recursos necessários

– Materiais didáticos (cartazes, livros, vídeos educativos)
– Espaços de convivência (salas de aula, pátios)
– Equipamentos audiovisuais
– Apoio de parceiros

Autores

Daniela Claudia de Araujo Raposo de Lima
Coordenadora
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Avaliação e sistematização

A avaliação será realizada de forma contínua, através de observações, registros de participação e feedbacks dos alunos e professores, além de uma análise dos resultados finais no encerramento do projeto.

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