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Desenvolvendo Competências Socioemocionais na Primeira Infância

Este plano visa aplicar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais (como autoconhecimento, empatia, autorregulação e habilidades sociais) por meio de atividades lúdicas na educação infantil. Tem como foco, o uso de jogos, brincadeiras, histórias e outras atividades criativas para ajudar
as crianças a expressarem suas emoções, a entenderem as dos outros e a resolverem conflitos de forma
construtiva.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação Infantil

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Durante o ano letivo, dez encontros de 50 min

Justificativa

A educação infantil é um período crucial para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Investir em práticas que fomentem a aprendizagem socioemocional nesse estágio inicial pode gerar benefícios a longo prazo, como a melhoria da autoestima, a redução de comportamentosagressivos e o fortalecimento de habilidades de socialização, o que impacta positivamente o ambiente escolar e as relações interpessoais das crianças na primeira infância.

Objetivo da Formação

  • Promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional: Ajudar as crianças a reconhecerem suas emoções e a lidarem com elas de maneira saudável.
  • Estimular a empatia e a convivência social: Encorajar a compreensão dos sentimentos dos outros e a construção de relações respeitosas e cooperativas.
  • Desenvolver habilidades para resolução de conflitos: Ensinar as crianças a lidarem com divergências de maneira pacífica e cooperativa.
  • Fortalecer o vínculo afetivo entre as crianças e os educadores: Utilizar a relação afetiva como base para o desenvolvimento emocional e social.

Expectativas

Espera-se que o trabalho deixe claro como as competências socioemocionais são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças na primeira infância, influenciando diretamente sua capacidade de formar relacionamentos positivos, aprender e se adaptar ao ambiente escolar e social

Etapas / cronograma

Ação 1 – Encontro formativo com as professoras da Educação Infantil e demais servidores da unidade, nos meses de março, julho e novembro, com o objetivo de formação continuada para que os mesmos reconheçam a importância das competências socioemocionais no desenvolvimento infantil. Essa formação para os professores, portanto, deve focar tanto no autoconhecimento e no desenvolvimento emocional dos próprios educadores, quanto em práticas pedagógicas eficazes para promover um ambiente emocionalmente saudável para as crianças, favorecendo o aprendizado e o bem-estar geral.

Ação 2 – Realizar um acolhimento eficaz às famílias no contexto do projeto Competências Socioemocionais na Primeira Infância, essencial para criar um ambiente de confiança e engajamento. Ação realizada em encontros pedagógicos.

Ação 3 – Estudo da BNCC com as professoras; (1 vez a cada bimestre)
Estudo das Competências Gerais – com foco nas competências socioemocionais: Analisar detalhadamente a Competência Geral 10, que trata de “responsabilidade e cidadania”, conectando- a às habilidades socioemocionais. Mapear as competências específicas: Identificar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil na BNCC que promovem habilidades socioemocionais, como: Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Participação e interação social.

Ação 4 – Planejamento de Atividades Práticas
Explorar situações do cotidiano do CMEI: Usar momentos como brincadeiras, rodas de
conversa e contação de histórias para desenvolver habilidades como autocontrole e
resolução de conflitos.

Integrar competências socioemocionais nas atividades do cotidiano nas salas de referências.

Recursos necessários

1. Formação de Educadores;
2. Estratégias Pedagógicas;
3. Ambiente Escolar Acolhedor;
4. Material Didático;
5. Avaliação e Acompanhamento;
6. Envolvimento da Família;
7. Tecnologia e Ferramentas Digitais;
8. Espaços de Reflexão e Diálogo;
9. Planejamento Curricular

Autores

Ana Flávia Ferreira de Lira
Gestora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Obsevação da ação pedagógica, observação das crianças no ambiente escolar, feedback dos pais e
registro.

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