, ,

Cuidando e plantando O Meio Ambiente

Proporcionar um projeto que desenvolva uma consciência ecológica, fortalecendo o cuidado com o meio ambiente.

Ver mais +

Público-alvo

Coordenadores

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: O Plano terá duração de duas semanas onde deverá ocorrer dois encontros para análise das atividades propostas, onde serão apresentadas as ideias e posteriormente a culminância

Justificativa

A questão ambiental é uma das principais preocupações da sociedade contemporânea e seus impactos se
estende nas mais diversas áreas do conhecimento. dessa forma a pauta de preservação e conservação do
meio ambiente se tornou uma necessidade urgente e um tema relevante para a pesquisa e projetos
acadêmicos em todas as esferas acadêmicas e em todas as ideias.

Objetivo da Formação

● Analisar as influências das ações do homem e seus impactos no meio ambiente.
● Incentivar as crianças a pensarem em atitudes de preservação ambiental válidas e praticáveis que
possam ser realizadas no cotidiano.

Expectativas

Aperfeiçoar a metodologia do projeto CUIDANDO E PLANTANDO O MEIO AMBIENTE, pelo o
docente conseguindo abordar habilidades estabelecidas no currículo, bem como, na BNCC. Atingindo de
forma significativa as crianças

Etapas / cronograma

1º e 2 º DIA

● Reunião com a equipe coordenação, alinhamento de estratégias a serem aplicadas;
● Levantamento de dificuldades expostas pelos docentes sobre a abordagem do tema, como também das dúvidas dos responsáveis sobre o Projeto a ser desenvolvido;
Público: Coordenadores e Professores

3º DIA

● Formação em serviços aprofundando sobre a importância de abordar o Meio ambiente de forma contemporânea, introdução de leitura sobre o tema, como também nacriação de novas estratégias.
Publico: Equipe gestora/ Professores

4º DIA
● Escuta das crianças sobre a importância do meio ambiente, o que é feito em casa para preservar o
mundo em que vivemos? Público: Crianças da turma

5º DIA

● Promoção de momentos coletivos, de observação do meio ambiente da escola;

Público: Professores junto às crianças

2º SEMANAS
● Análise de fotos de ambientes naturais e ambientes agredidos;
● Cultivo de girassóis no algodão e monitoramento da evolução do cultivo;
● Construção de cartazes com recortes sobre um ambiente preservado e o que é desgastado;
● Produção de materiais para exposição e mostra do Projeto;
● Aula passeio para Parque Ambiental da cidade e registro;
● Mostra Cultural com atividades realizadas, como registros e artes com material reciclados;
● Análise dos dados colhidos, observação de pontos positivos e negativos;
Público: Professora e crianças

 

Recursos necessários

Pautas formativas, textos informativos sobre a importância do meio ambiente, vídeos, datashow,
slides, materiais recicláveis diversos, parque ambiental, entorno da Escola, registro de avaliação

Autores

LÚCIA TOMÁS DA SILVA
TÉCNICO DE EDUCAÇÃO
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação será feita de forma individual e coletiva e acontecerá de maneira progressiva, observando o
comportamento,bem como,a evolução dos estudantes ao longo do projeto até o dia da culminância

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *