Contos por toda parte

Estimular, apoiar e orientar os professores para a realização de leitura de contos e trabalhos com a oralidade dos estudantes.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Estudantes

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Ano Letivo 2022

Justificativa

No texto “O prazer de ler” a pesquisadora Isabel Solé afirma “A escola não pode compensar as injustiças e as desigualdades sociais que assolam, mas pode fazer muito para evitar que sejam incrementadas em seu interior. Ajudar os alunos a se interessarem pela leitura é dotar-lhes de um instrumento de aculturação e de tomada de consciência cuja funcionalidade escapa dos limites da instituição. Portanto a escola quer cada vez mais assegurar o compromisso com a educação de qualidade garantir condições para toda a equipe possa contribuir com a formação de leitores, pretende-se resgatar os contos de fadas e estimular o gosto pela leitura.

Objetivo da Formação

  • Incentivar o hábito de leitura na escola, (dentro e fora da sala de aula e na comunidade.
  • Qualificar o trabalho de leitura, tanto na formação dos(as) professores(as) quanto nas intervenções que eles realizam com a turma em sala de aula.
  • Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor mirim.
  • Estimular o trabalho com oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para várias possibilidades de leitura.

Expectativas

Acompanhar a leitura de histórias feitas pelo professor;
Escutar a leitura de histórias e emitir comentários pessoais e opinativos;
Manifestar oralmente suas preferências literárias e argumentar;

Etapas / cronograma

Selecionar e disponibilizar a lista de livros para comunidade escolar;
Divulgar o acervo para os(as) professores(as);
Dinamizar e organizar os espaços de leitura.
Procurar contadores de histórias.
Promover leitura de forma atrativa, dramatizações, teatro de fantoches e outros.

Autores

Maria Aparecida Pontes de Morais
Coordenadora pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Colher depoimentos de todos os envolvidos sobre como era a relação que tinham com a leitura antes e no decorrer do desenvolvimento do projeto de formação de leitores;
Observar se o empréstimo de livros estão aumentando;
Acompanhar a evolução da competência leitora dos alunos;
Refletir sobre as estratégias e sugestões;
Socializar os resultados com a comunidade através das reuniões de pais ou site da escola;

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