Competências gerais no cotidiano da sala de aula.

Apropriação das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular e incorporação à prática docente.

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Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Tempo de duração: 02 meses

Justificativa

As dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão articuladas a conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. E escola é o espaço propício para que  todas os estudantes aprendam e desenvolvam integralmente as suas potencialidade, para que sejam capazes de agir no mundo, transformando realidaddes e vencendo os desafios da vida. Portanto a compreensão, por parte do professor, da importância do planejamento contemplar as competências gerais é fundamental para uma prática pedagógica atrelada a propostas didática que mobilizem conhecimentos e valorizem as aprendizagens de competências. A apropriação das competências pelo professor, consequentemente, atingirá o estudante, a partir, das práticas no cotidiano escolar, por isso a importância da formação do professor.

Objetivo da Formação

  • Apropriar-se das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular .

Expectativas

  • Conhecer cada uma das dez competências gerais da BNCC;
  • Apropriação das competências gerais da BNCC, incorporando ao planejamento e às práticas pedagógicas;

Etapas / cronograma

1ª Etapa – Encontro pedagógico (semanal) e acolhimento: Agrupamento da turma, entrega e realização do jogo quebra cabeça das competênciais gerais. Escuta dos participantes sobre como se sairam durante a montagem do quebra cabeça. Neste momento, fazer  o levantamento do conhecimento prévio sobre o tema. Conversa e apresentação do objetivo do encontro. Logo após, assistir um vídeo para melhor compreensão do que são as dez competências e estimular o grupo a compartilhar experiências que evidencia a presença das competências e/ou a necessidade de realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento das mesmas. Sistematização no coletivo.

 

2ª Etapa – Planejamento: Elaboração, coletivamente, de uma aula que contemple as competências gerais, possíveis, dentro do tema escolhido pelo grupo no encontro anterior, durante o compartilhamento de experiencias ;

 

3ª Etapa – Acompanhamento: Combinar com o professor e acompanhar a realização da aula planejada;

 

4ª Etapa – Socialização: No próximo encontro formativo ouvir os envolvidos na realização da aula para socilização dos pontos registrados. Atentar para o desenvolvimento da aprendizagem e apropiação das competências por todos, docente e discente.  (As intervenções são feitas em momento certo e contém informações que ajudam os alunos a refletir? As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma?) Ouvir a opinião de todos os componentes e sugerir novos encaminhamentos;

 

5ª Etapa – Planejamento : Agrupamento da turma em trio e a elaboração de novas propostas de aula, observando os ajustes sugeridos no encontro anterior  e  com foco na  mobilização de novas competências; Realização da aula com acompanhemento e registro pelo professor e cooredenador pedagógico, no dia agendado;

 

6ª Etapa – Socialização: Compartilhamento dos registros das aulas pelos professores e coordenador pedagógico. Realização de leitura de dois estudos de casos, analise e indentificação das competências que aparecem, tantos nos casos, quanto nas aulas realizadas, como também, da postura dos professores diante das situações apesentadas. Está havendo transformação nos comportamentos de ambos? Antes da formação, a postura seria a mesma? Ouvir os relatos.

(Observação: os estudos de casos são adaptados dos livros: Avaliar

respitar primeiro, educar depois, de Jussaara Hoffmann  e do livro, Possibilidades de Aprendizagem, ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência de Albertina Mitjáns Martinez e Maria Carmem Villela Rosa Tacca).

 

7ª Etapa – Encontros pedagógicos: garantir o espaço de compartilhamento das experiências vivenciadas nas aulas, com foco no trabalho das dez competências e na reflexão e análise para identificar as  contribuições, avanços na aprenizagem, atitudes dos estudantes e professores e sugerir ajustes, caso necessário.

Autores

Solange Silva de Oliveira
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação acontecerá a cada encontro pedagógico, partindo da análise dos pontos positivos e dos que precisam ser melhorados para os próximos plenejamentos e aulas.

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