, , ,

Bullying na Educação Infantil- Reconhecer, Sensibilizar e Agir

O foco desse plano é preparar as professoras e auxiliares da educação infantil para identificar, prevenir e atuar de maneira eficiente frente a situações do bullying no ambiente escolar proporcionando um espaço de acolhimento e respeito e inclusão enfatizando a construção das competências socioemocionais adequadas à faixa etária.

Ver mais +

Público-alvo

Comunidade Educativa

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 2° Semestre de 2024.

Justificativa

O bullying é um fenómeno que encontramos em muitos lugares e isso também vemos na vida escolar, inclusive na educação infantil ( embora nessa etária os comportamentos nessa etapa são atribuídos das as mudanças etapas de desenvolvimento comportamental; é fundamental que os educadores estejam atentos para compreender os conflitos típicos dessa mudança no comportamento para o que pode vir a ser situações de bullying.

Objetivo da Formação

  • Sensibilizar as professoras sobre os efeitos do bullying no desenvolvimento infantil.
  • Apresentar estratégias para perceber sinais do bullying na faixa etária da educação infantil.
  • Aprimorar práticas pedagógicas que promovam a empatia, o respeito e a resolução de conflitos.
  • Capacitar os professores para atuar em parceria com as famílias e outros profissionais na abordagem do
    bullyng.

Expectativas

Através desse plano visa-se alcançar resultados concretos que proporcionem para um ambiente escolar acolhedor, e inclusivo dentro da educação infantil. Espera-se que aja mais sensibilidade por parte dos educadores e da auxiliares para perceberem o que o bullying pode fazer na vida das crianças, e assim fortalecendo e melhorando engajamento da comunidade escolar.

Etapas / cronograma

  • 1 ação: Encontro formativo com as professoras da Educação ( Julho)- Encontro formativo em uma JEFI , onde refletimos sobre os documentos de lei: BNCC, LDB: 13.185-2016; ECA: art.101, II, IV e V; Leis 13.277- 2016 e 14.811 – 2024, juntas criamos a partir do diálogo metas estratégicas com muitas atividades lúdicas para melhor compressão das crianças, e famílias a respeito do bullying .
  • 2 ação: Realizar brincadeiras e atividades (Agosto) – através de atividades lúdicas como: teatro, histórias infantis, construções de cartazes coletivos, momentos de cuidados com a auto estima das crianças (momento de beleza)
  • 3 ação: Estudo de caso com as professoras e com auxiliares de educação (Setembro)- em momentos de alinhamento dos grupos com os profissionais, e faremos estudo de casos.
  • 4 ação: Realizar palestras, dinâmicas com as famílias, com assistente social e psicóloga (Outubro)
  • 5 ação: No CMEI juntos com professoras e auxiliares discutiremos os resultados obtidos ao longo da execução do projeto.

Recursos necessários

1.Formação de Educadores;
2. Estratégias Pedagógicas;
3.Ambiente Escolar Acolhedor;
4.Material Didático;
5.Avaliação e Acompanhamento;
6.Envolvimento da Família;
7.Tecnologia e Ferramentas Digitais;
8.Espaços de Reflexão e Diálogo;
9.Planejamento Curricular;

Autores

Maria Aparecida Bezerra dos Santos
Gestora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação transcorreu ao longo do plano a partir do fazer pedagógico dos educadores (ação pedagógica e registros); pois visando alcançar os objetivos propostos sendo esse processo contínuo com olhar nos processos de aprendizagem e protagonismo das crianças.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *