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BRINCAR E APRENDER: Descubra o Universo da Primeira Infância.

Capacitar professores e coordenadores através de métodos de ensino lúdicos e participativos.

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Público-alvo

Educação Infantil

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Dois bimestre, com encontros quinzenais de 4 horas.

Justificativa

Esse plano de formação visa formar professores e coordenadores para desenvolver suas atividades de maneira que respeitem o ritmo individual de cada criança, e estimule às práticas inclusivas no ambiente escolar.

Objetivo da Formação

  • Desenvolver competências especificas aos professores e coordenadores nas práticas
    pedagógicas da Educação Infantil.
  • Apresentação de um ambiente favorável, acolhedor, lúdico e estimulante para garantir o
    desenvolvimento integral das crianças.
  • Realização de oficinas para construção de materiais lúdicos, que serão utilizados nas
    práticas pedagógicas.
  • Acompanhar o desenvolvimento das práticas proposta na formação.

Expectativas

Conhecer melhores práticas na educação infantil para desenvolver uma compreensão mais profunda do processo de aprendizagem das crianças, oportunizando refletir sobre suas práticas, identificando pontos de melhoria e busca de soluções para os desafios enfrentados em sala de aula.

Etapas / cronograma

* Apresentação do plano de formação e levantamento das expectativas dos educadores.

* Mês 2 – 4 Desenvolvimento dos módulos temáticos e oficinas práticas.

* Módulo I: Desenvolvimento Infantil.

* Módulo II: Educação e aprendizagem.

* Módulo III: Inclusão e diversidade.

* Módulo IV: Práticas pedagógicas e planejamentos.

* Mês 5: Observação em sala de aula das práticas vivenciadas.

* Mês 6: Avaliação final e planejamento de continuidade. A avaliação final será feita de forma presencial, e o planejamento de continuidade através
das apresentações das práticas vivenciadas em sala de aula.

Cronograma:
Ação I: Encontros formativos dos módulos temáticos e oficinas. Oficina brincadeiras tradicionais
Oficina Estímulos sensoriais
Oficina Movimento e coordenação
Oficina Musicalização Infantil
Oficina de contação de histórias

Ação II:Através de agendamento prévio com data e hora marcada para acompanhar as práticas que estão sendo vivenciadas. Ação III: A avaliação será realizada através da construção de um plano de ação elaborado
pelos profissionais envolvidos, e realizar acompanhamento de suas práticas

Recursos necessários

Slides, data show, materiais didático.

Autores

Maria Jucilene Barbosa Torres
Gestora
Alcione Cristina da Silva
Gestora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Autoavaliação e avaliação em dupla, reflexões sobre o processo de aprendizagem, relatórios de observação e feedback dos formadores após visitas às salas de aula.

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