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BNCC na prática: Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil

Garantir que os Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil, sejam vivenciados na prática, no dia a dia da rotina escolar.

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Público-alvo

Coordenadores

Educação Infantil

Gestores Escolares

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Todo o ano letivo.

Justificativa

Considerando que todos os momentos da rotina escolar, principalmente na Educação Infantil, são momentos de aprendizado, desenvolveu-se este Plano de Formação, com o intuito de proporcionar ao quadro docente uma reflexão a cerca de seu planejamento diário, destacando a importância de vivenciar os Direitos de Aprendizagem elencados na Base Nacional Comum Curricular- BNCC.

Expectativas

Engajar os professores da unidade a trabalhar em parceria, compartilhando estratégias e atividades, como o foco no desenvolvimento das crianças.
Criar o hábito de se planejar em grupo, e compartilhar as atividades exitosas entre toda a equipe docente.
Utilizar a BNCC como instrumento norteador da aprendizagem, bem como o Currículo Municipal.

Etapas / cronograma

  • Encontro formativo com professores da unidade, para realizar um estudo dos Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil, trazendo slides com textos e imagens sobre o tema. Assistir a vídeo com a temática abordada e realizar discussões.
  • Mão na massa: em duplas os professores irão refletir sobre seus planos de aula, comparando-os e elencando os pontos a serem ajustados para que os mesmos garantam a vivência dos Direitos de Aprendizagem;
  • Os professores ao longo do ano letivo, se reunirão a cada quinzena para planejar suas aulas, priorizando que as mesmas contemplem os Direitos de Aprendizagem;
  • Acompanhamento dos planejamentos de aula pelo coordenador e gestor escolar, com visitas para observação de aulas agendadas com os professores e
    feedbacks dos pontos anotados;
  • Registrar ao longo do ano como os Direitos de Aprendizagem estão sendo garantidos, fotografando as atividades mais existosas, para construção de portfólio.

Recursos necessários

– Projetor multimídia, internet, planos de aula, caixa de som, materiais pedagógicos.

Autores

Francinete Rodrigues Martins Neri
Gestora Escolar
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Avaliação e sistematização

Observação pedagógica das aulas, feedbacks e registros cotidianos.

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