AVALIAÇÃO PROCESSUAL

Promover a reflexão e a condução de todos os envolvidos no processo educacional ao longo das construções realizadas em sala de aula, visando analisar, investigar, questionar e aprimorar a relação ensino-aprendizagem para a transformação social.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Candeias

Nome da escola(s)

Ano letivo de 2022 e 2023 na Escola Municipal Ivonice Costa Sotero

Tempo de duração: Ano letivo de 2022 e 2023 na Escola Municipal Ivonice Costa Sotero

Justificativa

A avaliação processual ocorre de forma permanente, durante o desenvolvimento do educando, verificando seus avanços, dificuldades e possibilidades, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno sem priorizar apenas o resultado ou o processo. Dessa maneira, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo e sistemático dentro da escola. Avaliar é investigar para intervir.

Objetivo da Formação

– Identificar se os estudantes estão conseguindo assimilar os objetos de conhecimentos e quais são suas dificuldades.

– Interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer.

Expectativas

– Acompanhar a aprendizagem, identificando as conquistas e resultados no desenvolvimento real dos estudantes.

– Identificar uma evolução na aprendizagem dos estudantes;

– Ser empatico e autonomo no seu processo de aprendizagem;

Etapas / cronograma

– Apoiar a edquipe docente no desenvolvimento das aprendizagens ao longo das atividades realizadas em sala de aula; Contribuir com o planejamento, acompanhamento, produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos.

Autores

REGINA LAURA SOLEDADE CONCEIÇÃO
GESTORA
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Muitas as estrategias srão utilizadas: realizar testes, provas, seminários, debates, construções feitas em sala, jogos em grupos, para que o estudante entenda que avaliação é um processo natural do seu desenvolvimento cognitivo.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *